20 anos de "Friends": relembre os melhores momentos da série - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
22/09/2014 - 16h06m

20 anos de "Friends": relembre os melhores momentos da série

Agência Hoje 
Reprodução
"Friends" é uma das séries americanas de maior sucesso

São Paulo (Agência Hoje/Isabela Guiaro) - O primeiro episódio da sitcom americana “Friends” foi ao ar pela primeira vez no dia 22 de setembro de 1994 na rede de televisão NBC. A série conta a história de um grupo de amigos que moram em Manhattan, Nova York. Os seis, cada um com uma personalidade diferente, costumam se juntar em uma cafeteria próxima ao apartamento deles, chamada Central Perk, e sentar no famoso sofá laranja. Foi idealizada por David Crane e Marta Kauffman e tem no elenco principal Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, David Schwimmer, Matthew Perry, Matt LeBlanc.

O desenvolvimento do enredo começou em novembro de 1993 e os primeiros nomes cotados foram “Insomnia Cafe”, “Friends Like Us”, “Six of One”, “Across the Hall”, “Once Upon a Time in the West Village”, mas “Friends” acabou sendo a melhor opção. Os títulos dos episódios ficaram conhecidos por começarem sempre com “Aquele Com/Onde” (The One With/Where), exceto o primeiro.

Todos os atores eram rostos conhecidos, porém não eram considerados famosos. Dos seis, apenas Courteney Cox apresentava certa notoriedade no cinema, pois tinha atuado no filme “Ace Ventura”, com Jim Carrey. Jennifer Aniston e Matthew Perry haviam feito episódios piloto de séries mal-sucedidas, David Schwimmer fez papeis secundários em programas e Matt LeBlanc apareceu em alguns Spin-Offs. Lisa Kudrow interpretou Ursula Buffay em Mad About You, personagem que também interpretou em “Friends”.

Depois de 10 temporadas e 236 episódios, com término no dia 6 de maio de 2004, houve um spin-off chamado “Joey”, contando apenas a vida do personagem, mas foi cancelado devido à baixa audiência. Parte do elenco foi vista reunida em programas como o da apresentadora Ellen Degeneres e, recentemente, Jimmy Kimmel chamou as garotas em seu talk show.

O impacto social de "Friends" foi grande, principalmente nos Estados Unidos, primeiramente porque foi uma das primeiras séries de grande sucesso que fugiu do círculo familiar, focando na vida de jovens independentes. Expressões do inglês coloquial foram popularizadas, como o famoso “how you doing?” de Joey. Além disso, o penteado de Rachel na segunda temporada foi um grande sucesso nos salões de beleza, ficando conhecido como “The Rachel”. O tema da abertura, "I'll Be There For You", da banda The Rebrandts, ficou bastante popular. O grupo tinha inicialmente gravado apenas um trecho para a série, mas devido ao grande número de pedidos nas rádios americanas, eles gravaram uma versão completa. Um dos marcos da canção é as quatro palmas depois do primeiro verso.

A série levou um Emmy Awards de Melhor Série de Comédia em 2002, tendo concorrido na categoria em 1995, 1996, 1999, 2000 e 2003. Lisa ganhou um Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em 1998 e Jennifer ganhou o de Melhor Atriz em 2002.

Personagens

Rachel Green (Jennifer Aniston) é uma garota rica e mimada que deixa o noivo no altar e procura Monica, sua colega de escola, para abrigá-la por um tempo. Para conseguir dinheiro, começa a trabalhar como garçonete no Central Perk.

Monica Geller (Courteney Cox) é uma chef de cozinha que tem obsessão por limpeza e organização, além de ter um espírito muito competitivo. Durante a adolescência era obesa, o que rendeu muitas memórias engraçadas para a série.

Phoebe Buffay (Lisa Kudrow) cresceu nas ruas depois de sua mãe se suicidar e seu padrasto ir para a cadeia, quando ela tinha 14 anos. Tem uma irmã gêmea, Ursula, com quem não se dá bem. Trabalha como massagista e apresenta regularmente no Central Perk suas canções com letras um tanto exóticas.

Joey Tribbiani (Matt LeBlanc) é um ator ítalo-americano, que fica conhecido por seu papel na novela Days Of Our Lives. É o galã que dá em cima de todas as mulheres, usando sempre a famosa frase “How you doing?”.

Chandler Bing (Matthew Perry) é um processador de dados, mas nenhum dos amigos sabe exatamente o que ele faz. É sacástico e piadista. Mora com Joey em um apartamento em frente ao de Monica e Rachel.

Ross Geller (David Schwimmer), irmão de Monica, é um paleontólogo que ama dinossauros e que desde o colégio é apaixonado por Rachel. Foi casado e teve um filho com Carol, mas se divorciaram após ela descobrir que é lésbica. Aliás, divórcio é uma das especialidades dele.

Melhores momentos

Em homenagem aos 20 anos da série, foram separados os 10 episódios mais marcantes (sem ordem específica) para relembrar, dar boas risadas e soltar algumas lágrimas.

1. The One Where Eveybody Finds Out (05x14) – Phoebe vê Monica e Chandler fazendo sexo pela janela do apartamento de Ross, e Rachel diz que já sabia. Joey também já sabia, e o casal tinha conhecimento disso, então Phoebe e Rachel resolvem tirar proveito da situação.

Momento(s) marcante(s): “Espere um minuto... Eles não sabem que nós sabemos que eles sabem que nós sabemos!”, todo o flerte entre Phoebe e Chandler e a declaração de amor para Monica.

 2. The One With The Prom Video (02x14) – Monica encontra uma fita cassete, na qual ela e Rachel estavam se arrumando para o baile de formatura. Monica ainda era obesa e Rachel não havia feito a cirurgia no nariz, o que rendeu ao sexteto muitas risadas. Ross não queria ver o vídeo, pois ninguém sabia que ele havia se arrumado para levar Rachel ao baile, pois o par dela não tinha chegado.

Momento(s) marcante(s): O conceito de ser a lagosta de alguém, pois elas, quando velhas, podem ser vistas no tanque com as garras dadas [representação das garras das lagostas com as mãos] e o beijo de Ross e Rachel.

 3. The One With All The Thanksgivings (05x08) – Uma das marcas registradas da série é os episódios de Ação de Graças. Neste, o grupo relembra diversas situações cômicas envolvendo os feriados passados.

Momento marcante: Depois de Chandler chamar Monica de gorda, ela aparece no feriado do ano seguinte completamente em forma e tenta seduzi-lo para se vingar. Ela, porém, não é experiente e a brincadeira termina com o dedão do pé de Chandler cortado.

4. The One With The Proposal Part 1 & 2 (06x24 & 25) – Chandler planeja pedir Monica em casamento em um restaurante, mas quando ia fazê-lo o ex-namorado dela, Richard, aparece e senta na mesa ao lado. Para não estragar a surpresa, Chandler decide fazer com que Monica pense que a última coisa que ele quer é casamento. Richard, porém, resolve dizer que está disposto a se casar e ter filhos com ela, deixando-a confusa.

Momento marcante: O pedido de casamento (que requer lencinhos para as pessoas mais sensíveis).

5. The One In Vegas Part 1 & 2 (05x23 & 24) – Joey foi a Las Vegas para gravar um filme, mas este foi cancelado. Monica compra passagens para ela e Chandler irem visitar Joey, mas todos acabam indo. Ross e Rachel vão em outro vôo, onde ficam provocando um ao outro. Chandler e Monica resolvem se casar, mas quando chegam à capela, se deparam com Rachel e Ross casados. E bêbados.

Momento marcante: “Olá, senhora Ross” “Olá, senhor Rachel”, dizem Ross e Rachel saindo bêbados da capela.

6. The One Where No One Is Ready (03x02) – Ross apressa todos a se vestirem logo para irem a um evento formal no museu onde trabalha. Joey e Chandler brigam pelo lugar no sofá, Monica entra em desespero pela ligação de seu ex, Richard, Phoebe manchou seu vestido e Rachel não sabe o que usar.

Momento marcante: Depois de Chandler roubar a cueca de Joey, este resolve vestir todas as roupas do amigo. Entra no apartamento de Monica e diz “Eu sou o Chandler, eu poderia ESTAR vestindo mais roupas?”, imitando seu jeito de falar.

7. The One With The Rumor (08x09) – Monica convida para o jantar de Ação de Graças um ex colega de escola, que odiava Rachel. Durante o jantar, ele diz que fazia parte do clube “Eu odeio Rachel Green”, composto por ele e Ross. Os dois foram responsáveis por espalhar o rumor de que Rachel era hermafrodita.

Momento marcante: A história clube "Eu odeio a Rachel Green" formado por Ross e Will, um colega interpretado por ninguém menos que Brad Pitt.

8. The One With The Embryos - Enquanto Phoebe está no hospital para colocar os embriões de seu irmão e sua esposa em seu útero, Chandler e Joey desafiam Rachel e Monica para saber quem sabe mais sobre quem. Ross faz um jogo de perguntas e respostas e as apostas ficam cada vez maiores.

Momento marcante: Rachel e Monica apostam o apartamento. E perdem.

 

9. The One Where Ross Got High (06x09) – Monica convida seus pais para o jantar de Ação de Graças, mas não havia falado para eles sobre seu relacionamento com Chandler, muito menos que estavam morando juntos. Uma vez, seus pais sentiram cheiro de maconha no quarto de Ross, e este afirmou que era Chandler, fazendo com que eles não gostassem dele. Enquanto isso, Rachel faz a sobremesa, mas acaba errando a receita.

Momento marcante: Confissões de Monica e Ross, como: “Ross fumou maconha na faculdade” “Monica e Chandler estão morando juntos” “Ross se casou com Rachel em Vegas e se divorciou, de novo”, e a de Rachel “Eu não deveria ter colocado bife na torta”.

 

10. The Last One Part 1 & 2 (10x17 & 18) – Rachel está se mudando para Paris, quando Ross percebe que ainda a ama e tenta impedi-la de ir. Monica e Chandler estão arrumando suas coisas da mudança, quando Erica entra em trabalho de parto e dá à luz os bebês adotivos do casal.

Momentos marcantes: todos são, pois é o último episódio da série. Mas a tentativa de Ross para fazer Rachel ficar e a frase “Eu saí do avião” são as mais emocionantes, além da última cena com o sexteto unido.

Vale à pena colocar na lista algumas cenas/frases aleatórias:

"How you doing?" - Joey

"I know!" - Monica

"Nooooo" - Rachel

"Hi..." - Ross

"Oh no" - Phoebe

"Could __ BE __ any more __" - Chandler

Tudo isso sem comentar as manias de limpeza e organização da Monica, as piadas (muitas vezes incompreensivas) de Chandler, as músicas da Phoebe ("Smelly Cat" é o maior hit dos anos 90) aquela pessoa que se chama Regina Phalange. Junte nisso tudo a música de abertura (faça as quatro palmas, é obrigatório), a fonte e o sofá laranja do Central Perk. Já bateu uma saudade? Cuidado, senão as lágrimas vão escorrer.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro