ABDI contribui para fortalecimento e estruturação de APLs - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
05/04/2016 - 09h18m

ABDI contribui para fortalecimento e estruturação de APLs

 
Governo de Pernambuco
ABDI dá o próximo passo para a execução dos planos estratégicos para os APLs
ABDI dá o próximo passo para a execução dos planos estratégicos para os APLs

Brasília – A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Petrobras, dá o próximo passo para a execução dos planos estratégicos para os Arranjos Produtivos Locais (APL) de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais atendidos pelo projeto de Desenvolvimento de APLs de Petróleo, Gás e Naval.

O APL Metalmecânico de Pernambuco, localizado em Recife e região metropolitana, constituiu Diretoria e nomeou membros do Conselho, em reunião com representantes da ABDI no último dia 22 de março.

No dia 23 de março, foi a vez do APL da Bahia constituir sua Assembleia. A reunião para definição dos membros indicados contou com a participação do gerente de Desenvolvimento Produtivo da ABDI, Paulo César Marques.

“Um dos objetivos da ABDI, além da mobilização dos empresários, governos locais e ICTs (instituições de ciência e tecnologia) para a elaboração de estratégias de desenvolvimento industrial para as regiões, foi entregar uma minuta com a proposta para a criação de uma associação ou Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que pudesse servir como um instrumento para viabilizar os planos estratégicos, mas, para nossa grata surpresa, o projeto avançou ainda mais para a criação formal de uma associação sem fins lucrativos, tanto aqui na Bahia como também em Pernambuco e Minas Gerais ”, explica o gerente.

Segundo ele, a ideia é que as novas organizações em cada uma destas regiões discutam as estratégias para o futuro de cada uma das aglomerações industriais.

“A ABDI fez um trabalho com inovação organizacional, busca de novos mercados e qualificação técnica voltado para melhoria na produtividade e da inovação. Agora com o registro do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), formalizados por meio de uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, esses APL poderão pleitear funding com agências nacionais e internacionais para desenvolver projetos de forma autônoma”, reforça Paulo César.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro