Acidentes com motocicletas aumentam 14%. Médicos pedem novo comportamento - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
17/04/2012 - 21h36m

Acidentes com motocicletas aumentam 14%. Médicos pedem novo comportamento

Agência Hoje 
Eliana Rodrigues
Médicos do Hospital das Clínicas se mobilizam para reduzir número de acidentes com motocicletas
Médicos do Hospital das Clínicas se mobilizam para reduzir número de acidentes com motocicletas

Nos últimos cinco anos, o número de acidentados de moto atendidos no pronto-socorro do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas de São Paulo aumentou 14%. Alarmados com o dado, especialmente mortes e lesões cada vez mais complexas, profissionais do Instituto lançaram o Programa HC em Movimento, que visa colaborar na redução desse tipo de ocorrência.

Coordenado pelos médicos Júlia Greve e Marcelo Rosa de Rezende, o movimento tem como primeira ação a criação do blog HC em Movimento, que dá voz às vítimas, familiares e a todas as pessoas que acreditam poder contribuir para reduzir acidentes, mortes, dor, incapacidades de mobilização e mudança de comportamento.

Segundo a fisiatra Júlia Greve, a troca de informações dentro da comunidade virtual poderá ajudar na diminuição do sofrimento de vítimas e familiares e colaborar com a redução de acidentes. Mobilizados no sentido de levantar a bandeira deste quadro devastador relacionado aos acidentes de motocicleta, os médicos acreditam ser possível diminuir o número de acidentes com a participação de todos.

Para Júlia Greve, mudar significa tirar o pé do acelerador, diminuir a velocidade, usar o veículo com responsabilidade e sabedoria, valorizar o transporte coletivo e preservar o espaço urbano para as pessoas. “As cidades são feitas para pessoas e não para veículos”, lembra a médica.

AUMENTO DE ACIDENTADOS

Levantamento feito pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior complexo hospitalar da América Latina, revelou que, nos últimos cinco anos, o número de acidentados de moto atendidos no pronto-socorro do IOT aumentou 14%.

Já o total de atendimentos a acidentados automobilísticos diminuiu 35% no mesmo período, segundo o estudo. Os motociclistas representam 44% dos pacientes vítimas de acidente de trânsito que dão entrada no PS da ortopedia.

Nos dias 19 e 20 de abril, o Hospital das Clínicas e o Departamento de Medicina Legal da FMUSP promovem um seminário sobre segurança e saúde no trânsito, que debaterá o álcool e outras drogas e sua relação com acidentes. As inscrições estão abertas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro