Ações de vacinação contra raiva serão iniciadas em outubro - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
20/09/2014 - 16h50m

Ações de vacinação contra raiva serão iniciadas em outubro

Agência Hoje 

Bauru (Agência Hoje) - A campanha de vacinação antirrábica em Bauru será iniciada no dia 12 de outubro, dividida em três etapas, com as ações sendo repetidas nos dias 19 de outubro e 9 de novembro. O objetivo é atender moradores da cidade que criam cães e gatos com idade acima de três meses.

Os animais que nascerem após a campanha e aqueles que não puderam ser vacinados por qualquer motivo, deverão ser levados ao Centro de Controle de Zoonoses, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, para receber a vacina. O endereço é o seguinte: Rua Henrique Hunzicker qd 1- Jardim Samaritano, elefone de contato (14) 3103-8050.

Informações da Secretaria de Estado da Saúde, através do Instituto Pasteus, indicam que a população estimada de animais domésticos vivendo no município de Bauru é de 45.775, sendo 40.105 cães e 5.670 gatos. A meta é vacinar pelo menos 80% desse número, o equivalente a 36.620, no período da campanha.

Veja as normas estabelecidas pela Prefeitura para atendimento dos animais:

- Todo animal deverá ser acompanhado por um adulto, pois será contido por ele;

- Para segurança, levar os gatos dentro de caixas de transporte, sacolas ou carrinhos de feira;

- Será dada preferência na fila, para fêmeas em cio, gatos ou animais que estejam causando incômodo ou tumulto;

- Fêmeas gestantes ou amamentando também podem ser vacinadas;

- É proibida a entrega de vacinas para vacinação domiciliar a qualquer pessoa.

Riscos da Doença

A Raiva é uma doença dos mamíferos que pode ocorrer nos homens, portanto, classificada como zoonose. É causada por vírus, sendo mortal em 100% dos casos, tanto para os homens, quanto para os animais, pois não existe tratamento curativo.

No Brasil, embora esta doença esteja aparentemente controlada, a Raiva Humana ainda faz vítimas. Em Bauru, apesar de não haver registro de casos da doença, a prevenção é imprescindível, segundo a Divisão de Vigilância Ambiental.

O Programa de Controle da Raiva, presente em todos os municípios, é baseado principalmente em medidas preventivas da doença, tais como, a vacinação Antirrábica anual em cães e gatos e o atendimento Antirrábico Humano, para pessoas que sofreram agressões por animais mamíferos, disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro