Admiradores do artista plástico Loures querem reunir peças e expor - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
05/12/2013 - 12h10m

Admiradores do artista plástico Loures querem reunir peças e expor

Agência Hoje 
Reprodução
Loures, artista plástico falecido em 2001, poderá ter exposição itinerante em 2014
Loures, artista plástico falecido em 2001, poderá ter exposição itinerante em 2014

Goiânia (Agência Hoje) - Admiradores do artista plástico José Rodrigues Loures, falecido em 5 de junho de 2001, depois de mais de 20 anos de uma carreira cheia de prêmios no Brasil, Canadá, Estados Unidos e vários países da Europa, pensam em reunir trabalhos dele para organizar uma mostra itinerante, começando em Anápolis e circulando pelas principais capitais.

Loures, como era conhecido, nasceu na cidade de Ouro Verde, no interior de Goiás, e apresentou seus primeiros trabalhos em Anápolis e Goiânia, fazendo sucesso depois em São Paulo e Rio de Janeiro. Convidado, fez exposições de sucesso em vários países, com destaque para Canadá, Estados Unidos, Japão, Itália, Espanha, Alemanha, França e Holanda.

Considerado um dos principais artistas plásticos brasileiros, suas obras são referência para jovens iniciantes e também para nomes consagrados, incluindo colecionadores e críticos. José Rodrigues Loures era acadêmico e pintava e esculpia a figura humana, quase sempre na temática social e política, mas também fez retratos magníficos de São Francisco, em telas. Há registro de raros trabalhos de São Francisco em pedra sabão, em tamanho quase natural, hoje extremamente valorizados.

De acordo com o Governo de Goiás, em 2002 o Museu de Artes de Anápolis recebeu o nome de Museu de Artes Plásticas Loures, "em homenagem ao notável artista José Rodrigues Loures, falecido em 05 de junho de 2001". A ideia de reunir as obras do pintor e escultor goiano será levada à diretoria atual do Museu de Artes Plásticas, em Anápolis.

SERVIÇO

Museu de Artes Plásticas Loures

- Endereço: Praça Bom Jesus, nº 101, Centro, Anápolis, Estado de Goiás

- Telefone: (62) 3902-1074- Fundado em 18 de setembro de 1989

- Funciona como apoio aos artistas plásticos

- Mantém 291 obras tombadas

- Oferece cursos de Restauração, História da Arte e Pintura

- Realiza palestras com artistas consagrados

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro