Adoniran Barbosa: 105 anos de nascimento do pai do samba paulista - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
06/08/2015 - 13h55m

Adoniran Barbosa: 105 anos de nascimento do pai do samba paulista

Portal EBC 
Reprodução
Alguns personagens do artista eram inspirados em recortes de jornal, outros nos amigos de longa data
Alguns personagens do artista eram inspirados em recortes de jornal, outros nos amigos de longa data

Brasília - O nome verdadeiro era João Rubinato, nascido em Valinhos (SP) em 6 de agosto de 1910. Cantor, compositor, humorista e ator brasileiro, ele ficou conhecido mesmo por Adoniran Barbosa, nome de uma de suas personagens famosas dos programas de rádio. Nesta quinta-feira, 6 de agosto, completam-se 105 anos do nascimento de Adoniran, que ficou conhecido como "o pai do samba paulista".

Entre os seus principais sucessos estão o Trem das Onze, Saudosa Maloca e Bom dia tristeza, canções clássicas do samba. Ele morreu em novembro de 1982, vítima de um enfisema pulmonar.

Momento Três homenageia Adoniran Barbosa

O programa Momento Três, da Rádio Nacional FM de Brasília, desta quinta-feira (6) comemora os 105 anos de Adoniran Barbosa, que cantava com aquele sotaque próprio dos paulistas descendentes de italianos. O plural podia até ficar esquecido, mas a criatividade nunca.

Um homem simples, que cantava pelo puro prazer de contar histórias que vivenciava e observava. Todos os personagens, inclusive o famoso Arnesto, existiram mesmo. Alguns personagens eram inspirados em recortes de jornal, outros nos amigos de longa data.

O Momento Três em homenagem a Adoniran Barobosa vai ao ar nesta quinta-feira (6), às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília (96,1MHz).

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro