Advogado chinês fugitivo está sob proteção dos EUA - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
28/04/2012 - 18h48m

Advogado chinês fugitivo está sob proteção dos EUA

Agence France Presse 
©AFP/YouTube
Chen Guangcheng divulgou um vídeo no qual denuncia abusos da polícia contra ele e sua família
Chen Guangcheng divulgou um vídeo no qual denuncia abusos da polícia contra ele e sua família

PEQUIM (AFP) - O advogado cego Chen Guangcheng, que fugiu da prisão domiciliar, está sob proteção americana, informou a ONG China Aid, o que pode aumentar a tensão entre Pequim e Washington às vésperas da visita a China da secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

"A China Aid soube de uma fonte próxima de Chen Guangcheng que ele está sob proteção dos Estados Unidos e que atualmente há conversações de alto nível entre funcionários dos Estados Unidos e da China sobre a situação", afirma um comunicado da ONG, que tem sede nos Estados Unidos.

Fontes americanas não confirmaram a informação.

A China Aid pediu a Washington garantias à segurança de Chen e para que a família dele não sofra represálias, por considerar que o assunto representa "um momento chave para a diplomacia americana dos direitos humanos".

Bob Fu, figura importante da "Primavera de Pequim" de 1989 e refugiado nos Estados Unidos desde 1996, diretor da China Aid, uma ONG cristã que defende a liberdade religiosa e o Estado de direito na China, afirmou na sexta-feira que Chen estava em um local "100% seguro", sem revelar mais detalhes.

Outro dissidente, Hu Jia, amigo de Chen, afirmou acreditar que ele estava em segurança na embaixada americana.

Washington não confirmou as afirmações e se limitou a afirmar que a situação de Chen era motivo de "preocupação".

A presença do advogado no prédio diplomático americano pode elevar a tensão nas relações entre o regime comunista de Pequim e Washington em um momento delicado. A chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, que já citou diversas vezes o caso de Chen, e o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, visitarão a China na próxima semana.

"Se for confirmado, será um tema problemático para as duas partes. É politicamente muito, muito sensível", declarou Zhu Feng, analista em relações internacionais da China na Universidade de Pequim.

Chen Guangcheng, de 40 anos, advogado autodidata e crítico ferrenho dos excessos da política do filho único na China, confirmou a fuga de sua residência, onde estava em prisão domiciliar há um ano e meio, em um vídeo divulgado na internet e destinado ao primeiro-ministro Wen Jiabao.

Chen, que ficou cego após uma doença infantil, deixou a prisão em setembro de 2010, depois de cumprir pena de mais de quatro anos.

Conhecido como o "advogado descalço", Chen foi colocado em prisão domiciliar. Sua casa de Dongshigu, em Shandong, da qual escapou em 22 de abril, de acordo com Bob Fu, estava sob forte vigilância.

O caso acontece dois meses depois da misteriosa visita ao consulado americano de Chengdu (sudoeste) de Wang Lijun, braço direito do ex-dirigente caído em desgraça Bo Xilai.

O que, segundo especulações, foi um pedido de asilo negado representou o início de uma série de acontecimentos que acabaram com a carreira de Bo Xilai, que aspirava um cargo na principal instância de governo do Partido Comunista.

O último dissidente chinês famoso que se refugiou na embaixada americana foi Fang Lizhi, que passou um ano na representação após a "Primavera de Pequim", o que provocou uma longa disputa entre chineses e americanos.

Fang Lizhi morreu no início de abril nos Estados Unidos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro