AFP recebe prêmio do Instituto Internacional da Imprensa (IPI) - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
26/04/2012 - 23h06m

AFP recebe prêmio do Instituto Internacional da Imprensa (IPI)

Agence France Presse 
©AFP / Ho
A Fundação AFP tem como principal missão ajudar na formação de jornalistas em países em desenvolvimento
A Fundação AFP tem como principal missão ajudar na formação de jornalistas em países em desenvolvimento

VIENA (AFP) - O Instituto Internacional da Imprensa (IPI), com sede em Viena, concedeu nesta quinta-feira prêmios a 14 meios de comunicação, incluindo a Fundação AFP, no concurso de 2012 de Inovação no Jornalismo.

"Durante o próximo ou os próximos anos, os premiados - graças a projetos inovadores na Europa, na África e no Oriente Médio - deixarão uma marca importante nos meios de comunicação, especialmente nos países emergentes", disse a diretora do IPI, Alison Bethel McKenzie.

De acordo com McKenzie, os premiados também "terão um impacto sobre a forma de trabalhar dos jornalistas do século XXI".

Os projetos premiados neste ano se referem especialmente ao desenvolvimento do jornalismo de investigação, à difusão de informações através de novos suportes tecnológicos e ao desenvolvimento de modelos econômicos para os meios de comunicação on-line.

Entre os premiados pelo IPI estão grandes órgãos, como o jornal inglês The Guardian e a Fundação AFP, a organização não governamental IREX e o centro de formação de jornalistas Poynter Institute, dos Estados Unidos.

Graças a uma parceria com o Google, estes 14 órgãos dividirão um prêmio de 1,7 milhão de euros para levar adiante seus diferentes projetos.

No caso da Fundação AFP, o projeto tem como objetivo a formação de uma rede de sites para a verificação da informação na África, por meio de uma associação com a Universidade Witwatsersrand, da África do Sul.

"Acreditamos firmemente na força do jornalismo independente e responsável para ajudar a melhorar a vida das pessoas", disse o diretor da AFP, Emmanuel Hogg.

Criada em 2007, a Fundação tem como principal missão ajudar na formação de jornalistas em países em desenvolvimento.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro