Ajustes econômicos devem seguir "com determinação e perseverança", diz Tombini - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
15/09/2015 - 13h02m

Ajustes econômicos devem seguir "com determinação e perseverança", diz Tombini

Agência Brasil/Kelly Oliveira  

Brasília - A retirada do grau de investimento do país tornou a situação econômica brasileira "mais desafiadora", na avaliação do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, que falou nesta terça-feira (15) em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

No último dia 9, a agência de classificação de riscos Standard&Poor's reduziu a nota de crédito do Brasil de BBB- para BB+, com perspectiva negativa, o que significa que há chance de nova revisão para baixo no futuro. Com a redução, o Brasil perdeu o grau de investimento, conferido a países considerados bons pagadores e seguros para investir.

“Por isso, reforço a necessidade de prosseguir com determinação e perseverança no processo de ajustes e de fortalecimento da resiliência de nossa economia”, disse Tombini.

Ele defendeu o processo de ajuste da economia, com corte de gastos, proposta de aumento de impostos e elevações da taxa básica de juros, a Selic. A taxa básica passou por um ciclo de sete altas seguidas e foi mantida, no início deste mês, em 14,25% ao ano.

“Como é esperado em qualquer processo de ajuste macroeconômico, em países avançados ou emergentes, os custos e os resultados desses ajustes se materializam de forma descasada ao longo do tempo, sendo que o ônus associado aos ajustes aparece de forma mais rápida que os respectivos benefícios”.

O presidente do Banco Central acrescentou que “a percepção negativa no período inicial do ajuste frequentemente distorce a visão de médio e longo prazo dos agentes, seja em relação à retomada do crescimento econômico, seja quanto à convergência da inflação para a meta”.

Para Tombini, o momento atual deve ser aproveitado para repensar as estruturas de tributos e de gasto público.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro