São Paulo, SP, 18/04/2024
 
26/09/2014 - 12h57m

Álbum "Abbey Road", dos Beatles, chegava às lojas há 45 anos

Agência Hoje 
Reprodução
A capa do álbum é a foto mais conhecida da banda
A capa do álbum é a foto mais conhecida da banda

São Paulo (Agência Hoje/Isabela Guiaro) - Lançado no dia 26 de setembro de 1969, “Abbey Road” é o penúltimo álbum de estúdio da banda The Beatles, sendo o último a ser gravado por eles. O disco recebeu esse nome em homenagem ao estúdio Abbey Road, localizado na rua de mesmo nome, em Londres.

“Abbey Road” vendeu cerca de 4 milhões de cópias no primeiro mês de lançamento, e hoje é considerado não só um dos álbuns mais vendidos da história, mas também o mais vendido da banda. O disco entrou, ainda, para a lista “200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame”, ocupando a 12ª posição.

Apesar de ser o penúltimo a ser lançado, foi o último a ser gravado, pois as canções presentes no disco posterior, “Let It Be”, foram produzidas em sessões que aconteceram alguns anos antes.

A banda

Formada em Liverpool em 1960, The Beatles contou com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best como integrantes iniciais, ficando famosa nos pubs da cidade inglesa durante três anos.

Com a saída de Pete e Stuart e a entrada de Ringo Starr, em 1962, a banda conseguiu um contrato com a EMI e gravarem no estúdio Abbey Road. Lançaram, assim, o seu primeiro single, "Love Me Do", nas rádios britânicas, levando-os a programas televisivos. Logo em seguida lançaram o segundo single, "Please Please Me" e seu primeiro LP de mesmo título.

Já no ano seguinte, fizeram uma apresentação na presença da família real britânica e gravaram o segundo álbum de estúdio, “With The Beatles”, chamando a atenção de críticos mais sérios e tendo como destaque "I Want To Hold Your Hand".

Reconhecimento

Em 1964, com o lançamento de "She Loves You", o grupo teve sua primeira aparição na televisão norte-americana, porém não haviam conseguido conquistar totalmente o público de lá. Foi quando eles conseguiram uma apresentação televisionada no The Ed Sullivan Show de "I Want To Hold Your Hand" em Nova York que o sucesso começou, levando a música a diversas rádios.

Essa primeira visita da banda aos Estados Unidos é um do maiores marcos de sua carreira, possibilitando o lançamento do primeiro álbum na América, intitulado “Intruducing... The Beatles”. Ainda nesse ano, The Beatles chegou ao auge: sucesso na Europa, nas Américas e na Austrália, lugares para onde viajaram. Além disso foi lançado o filme “A Hard Day's Night” estrelando a banda e um álbum de mesmo título. No final do ano, junto com o single "I Feel Fine", foi lançado o quarto álbum, “Beatles For Sale”.

Já em 1965, a Rainha Elizabeth II condecorou a banda como Membros da Ordem do Império Britânico. Foi lançado, também, o segundo filme chamado Help! e um álbum de mesmo ano. Fizeram, pela peimeira vez na história do rock, um concerto em estádio aberto, que chegou a 55600 pessoas.

Em dezembro do mesmo ano, com o álbum “Rubber Soul”, o quarteto chegou a um novo nível de popularidade devido à maior maturidade das canções, que eram mais elaboradas. Após desistirem de estrelar outro filme, “A Talent For Loving”, em 1966, o grupo resolve tirar férias.

Polêmicas

O álbum seguinte, “Yesterday And Today”, gerou uma polêmica, pois a banda estava usando jalecos e segurando bonecas misturadas a pedaços de carnes. Devido a isso, muitos discos saíram de circulação. Além disso, Elvis Presley declarou que Os Beatles eram antiamericanos e deveriam ser proibidos de entrar no país.

Enquanto isso, George se casou e a banda recebeu 10 indicações ao Grammy. Em entrevista, John Lennon declarou "O cristianismo vai acabar. Vai se dissipar e depois sucumbir. Nem preciso discutir isso. Estou certo, e o tempo vai provar. Atualmente somos mais populares que Jesus Cristo", gerando polêmica na comunidade cristã. Posaram para fotos que mais tarde serviriam para a capa do álbum

Aclamação

Na volta aos estúdios, gravaram o álbum “Revolver”, trazendo um estilo um pouco mais psicodélico. Poucos meses depois, voltaram a gravar um novo álbum: “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, o mais aclamado de todas as suas gravações, aumentando ainda mais sua popularidade, além de ser o primeiro álbum de rock a ganhar um Grammy.

Os Beatles fizeram no mesmo ano uma apresentação no Our World, que levava as imagens via satélite para todo o mundo, mostrando a canção "All You Need Is Love".

Em 1967 foi lançado Magical Mystery Tour, trilha sonora do filme de mesmo título. Em 1968, The Beatles ("White Album"), considerado o quinto melhor álbum de todos os tempos. Em 1969, Yellow Submarine, considerado o mais fraco de toda a carreira deles.

O fim

No ano de 1969, os garotos de Liverpool realizaram sua última apresentação no último andar do prédio da Apple e a maior parte dela foi gravada para o projeto “Let It Be”, mas foi adiado. Eles gravaram, então, seu penúltimo álbum, “Abbey Road”. No ano seguinte, McCartney anuncia a dissolução da banda e, na semana seguinte, lança seu primeiro álbum solo.

Ainda assim, dois meses após o lançamento do álbum de Paul, “Let It Be” é lançado, sendo o décimo terceiro e último. Não se sabe ao certo o que levou a banda ao fim, mas pode-se fazer relação com a morte de Brian Epstein, empresário responsável pelo sucesso do grupo, diferenças de estilo musical que cada integrante começou a apresentar, e Yoko Ono, namorada de John Lennon.

Mesmo que o grupo não estivesse mais junto, o contrato só acabou em 1975. Todos os ex-Beatles lançaram álbum solo.

John Lennon foi morto com oito tiros por um fã em Nova York, no dia 8 de dezembro de 1980. Os outros três Beatles, após lançarem mais projetos solo, se reuniram novamente em 1994 para produzir músicas de Lennon, lançando o The Beatles Anthology. Harrison morreu em 2001 por câncer de pulmão.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro