São Paulo, SP, 24/04/2024
 
05/08/2014 - 16h01m

Alckimin nega racionamento de água, mas destaca que esta é a pior seca nos últimos 84 anos

Agência Brasil/Carolina Gonçalves 
Agência Brasil
Governador de São Paulo nega racionamento, mas afirma que seca é a pior em 84 anos
Governador de São Paulo nega racionamento, mas afirma que seca é a pior em 84 anos

Brasília - O governador Geraldo Alckmin minimizou nesta terça-feira (5) os problemas de escassez de água em São Paulo e negou que o estado esteja vivendo um racionamento. Alckmin destacou que esta é a pior seca dos últimos 84 anos na região.

As declarações feitas depois de um encontro entre o governador e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) em Brasília. Alckmin, que é candidato à reeleição, assegurou que 86% dos paulistas atenderam ao apelo do governo e reduziram o consumo depois do bônus oferecido à população em troca da economia de água.

“Fizemos uma grande economia. Temos hoje metade das reclamações do mesmo período do ano passado”, afirmou o governador. Ele levantou suspeitas sobre os interesses em torno do problema de abastecimento, citando uma denúncia de falta d'água em um condomínio, recebida por uma emissora de rádio e que acabou sendo desmentida nesta segunda-feira (4). “Eles foram ao condomínio e não faltava água. E a pessoa [que fez a denúnica] não morava no condomínio. Quem ligou lá [na rádio] para fazer esse tipo de denúncia?”, questionou.

Há quase um mês, o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) divulgou os resultados de uma campanha lançada na Grande São Paulo, que se contrapunham a declarações da Companhia do Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que negava o desabastecimento.

O balanço parcial da campanha ainda mostrou que a falta d'água ocorre todos os dias, pelo menos uma vez, em 76% dos casos. Para 14% das pessoas que fizeram o relato, o racionamento é feito mais de uma vez por semana. Entre os demais consumidores, 4% indicaram que isso ocorre mais de uma vez por dia, 2% relataram a frequência de uma vez por mês e 1% mais de uma vez por mês.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro