Alckmin anuncia metrô ligando Tamanduateí e região do ABC paulista - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
04/07/2013 - 23h15m

Alckmin anuncia metrô ligando Tamanduateí e região do ABC paulista

Agência Hoje 
Edson Lopes Jr
Geraldo Alckmin lançou consulta pública para metrô que vai até São Bernardo do Campo
Geraldo Alckmin lançou consulta pública para metrô que vai até São Bernardo do Campo

São Paulo (Agência Hoje) - A construção da ligação por monotrilho entre a Estação Tamaduateí, na zona leste de São Paulo, e a Estação de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, foi anunciada hoje, 4, pelo governador Geraldo Alckmin. O edital será publicado nesta sexta-feira, 5, estabelecendo que a modalidade de contratação será a PPP (Parceria Público Privada).

O lançamento da consulta pública será feito através de edital da Concessão Patrocinada (PPP) para a Prestação dos Serviços Públicos de Transporte de Passageiros da Linha 18, que será construída em monotrilho. O valor total previsto para implantação da linha é R$ 3,5 bilhões e as obras devem começar em 2014.

A Parceria Público-Privada (PPP) para essa linha prevê a implantação das obras civis e sistemas, aquisição dos trens, operação, conservação e manutenção.

O edital, contrato e demais anexos da consulta pública serão disponibilizados gratuitamente por meio da Internet, no site www.stm.sp.gov.br, no link PPP Linha 18, pelo período de 30 dias, a partir desta sexta-feira, para recebimento de sugestões de interessados.

A consulta pública visa abrir para a população as informações que envolvem o contrato para a obra, operação e manutenção da Linha 18. Dessa forma, o público em geral e as empresas podem se manifestar sobre a minuta de edital. Após as sugestões, o Conselho Gestor de PPP tem o prazo de 30 dias para incorporar ou não as sugestões propostas.

A previsão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos é de que o edital para a concessão da Linha 18 seja publicado em setembro e que o contrato seja assinado em dezembro de 2013.

Em uma primeira fase, a Linha 18 contará com 14,9 km de extensão operacional (de um total de 15,7 km), atendendo os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo. Terá 13 estações: Tamanduateí; Goiás; Espaço Cerâmica; Estrada das Lágrimas; Praça Regina Matiello; Instituto Mauá; Afonsina; Fundação Santo André; Winston Churchill; Senador Vergueiro; Baeta Neves; Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra, onde fará integração com um novo corredor de ônibus que será construído pela Prefeitura de São Bernardo.

Com a linha em pleno funcionamento, 26 trens irão atender à demanda diária estimada de 314 mil passageiros, permitindo uma ligação mais rápida entre os municípios do ABC e a rede metroferroviária de São Paulo. Também será construído um pátio de estacionamento, manobras e manutenção de trens, dois terminais de integração intermodal e um estacionamento para três trens ao longo da linha.

De acordo com especialistas, a obra de monotrilho tem custos menores e sua construção é mais rápida do que a do metrô convencional. O sistema de monotrilho apresenta ainda menor impacto à paisagem urbana e de ruído.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro