Alckmin sanciona PL que cria Promotorias de Justiça Regionais - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
13/01/2016 - 15h35m

Alckmin sanciona PL que cria Promotorias de Justiça Regionais

Agência Hoje 
Governo do Estado de São Paulo/Gilberto Marques
Projeto de Lei possibilita maior abrangência da atuação dos limites geográficos de uma comarca
Projeto de Lei possibilita maior abrangência da atuação dos limites geográficos de uma comarca

São Paulo - O governador Geraldo Alckmin sancionou na última segunda-feira (11), o Projeto de Lei que cria Promotorias de Justiça Regionais, possibilitando maior abrangência da atuação dos limites geográficos de uma comarca. A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa.

"É uma visão moderna de federação. Todos os países desenvolvidos têm políticas públicas que extrapolam o limite do município, mas são menores do que o estado, ou seja, são regionalizadas e, também é importante para a desjudicialização", disse o governador.

O PL que modifica a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de São Paulo e altera a estrutura orgânica da instituição, permitindo a criação das Promotorias de Justiça Regionais, foi uma iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça, aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2015.

A atuação regionalizada, segundo a justificativa apresentada pela Procuradoria-Geral de Justiça, deve conferir maior eficiência para o tratamento de temas comuns a todos os municípios, admitindo a especialização. Temas como saúde, educação e meio ambiente poderão ser objeto da atuação dessas futuras Promotorias de Justiça.

*Com informações Governo do Estado de São Paulo

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro