Aldo Rebelo ataca relatório da Fifa que aponta risco de atraso em estádios da Copa 2014 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
15/05/2012 - 16h04m

Aldo Rebelo ataca relatório da Fifa que aponta risco de atraso em estádios da Copa 2014

Folhapress/Graciliano Rocha 

SALVADOR, BA  (Folhapress) - O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, minimizou o relatório da Fifa que considera crítica a situação dos estádios para a Copa do Mundo de 2014 e atacou os consultores que apontaram risco de 5 das 12 arenas não ficarem prontas para o Mundial.

Rebelo disse que o estudo de 83 páginas, datado de 1º de maio, está desatualizado. Ele mencionou ainda o encontro que teve com a direção da entidade, na Suíça, na semana passada.

"Ao final da reunião, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, fez uma declaração à imprensa exatamente no sentido contrário do que diz o relatório", afirmou o ministro em visita às obras da Fonte Nova, em Salvador.

"Como a reunião foi posterior, provavelmente o relatório já estivesse desatualizado. A declaração dele foi no sentido de que não há problemas e que as questões da Copa marcham bem".

Ao ser indagado sobre o relatório, Rebelo desqualificou os autores do estudo -o consultor especial da Fifa para estádios Charles Botta e a empresa Arena, contratada pelo COL (Comitê Organizador Local).

"Não é um relatório da direção da Fifa, mas de um consultor. A tradição na área de consultoria é o consultor sempre botar um defeito, um problema, porque senão ele não tem como prosseguir o seu trabalho", disse.

A situação mais crítica é a do estádio de Natal, classificado como de "alto risco" de não ficar pronto para o Mundial.

O estudo também põe em dúvida a possibilidade de os estádios do Rio, Belo Horizonte e Brasília serem concluídos antes da Copa das Confederações de 2013, competição que deverão sediar.

Das sedes da competição que antecede o Mundial, somente a arena de Fortaleza está sendo construída de acordo com o cronograma.

"O governo não trabalha com a possibilidade de troca de sede na Copa do Mundo ou na Copa das Confederações em nenhuma das cidades candidatas", disse o ministro.

Aldo Rebelo afirmou que o governo recebe informações detalhadas do andamento das obras nos 12 estádios diariamente.

O relatório da Fifa, contudo, foi comemorado pelo governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), porque aponta as obras do estádio de Salvador, ao lado do de Fortaleza, como tendo baixo risco de atraso.

Wagner disse que o relatório ajuda na pretensão baiana para incluir a Fonte Nova como um dos palcos da Copa das Confederações.

"Já que a imprensa vazou, agora eu vou comemorar que Salvador está entre as duas sedes mais avançadas", disse o governador em entrevista à imprensa, ao lado do ministro.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro