Alimentação saudável colabora na prevenção do câncer de mama - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
20/10/2014 - 13h12m

Alimentação saudável colabora na prevenção do câncer de mama

Agência Hoje 
Reprodução
Manter uma dieta equilibrada auxilia na prevenção do câncer de mama
Manter uma dieta equilibrada auxilia na prevenção do câncer de mama

São Paulo (Agência Hoje) - Uma alimentação saudável é fundamental para manter a beleza e o bem-estar, mas também pode ajudar na prevenção de doenças.

Para lembrar o Outubro Rosa, mês em que entidades de todo o mundo mobilizam-se em campanhas de prevenção ao câncer de mama, a Salad, rede de fast good food presente em nove estados brasileiros, dá algumas dicas de alimentação.

Segundo a nutricionista Carolina Favaron, da E4 Marketing, consultoria da Salad, manter o peso em níveis adequados é importante, pois as células de gordura podem aumentar a produção de estrogênio, hormônio feminino que pode estimular o crescimento das células cancerígenas.

“Uma boa forma de controlar esta produção é o consumo de alimentos saudáveis e de uma dieta rica em nutrientes”, explica a especialista.

Ela acrescenta que uma alimentação equilibrada e saudável pode ajudar na prevenção de tumores. “O consumo de alimentos ricos em antioxidantes pode evitar os danos causados pelos radicais livres, que induzem o desenvolvimento de células cancerígenas.”

A Couve e o brócolis estão entre os alimentos que podem ajudar no bom funcionamento do fígado e na eliminação de toxinas que favorecem o crescimento de tumores.

O hábito de consumir diariamente frutas e legumes variados no dia-a-dia auxilia na prevenção do câncer de mama e de outras doenças.

Dicas para montar uma salada saudável e que ajuda a prevenir doenças

• Escolha duas ou três verduras, como alface lisa, alface roxa, rúcula e brócolis. As folhas escuras são ricas em ferro e ácido fólico. As verduras também contêm fibras, que auxiliam o trânsito intestinal;

• Quanto mais cor na salada melhor. Vale acrescentar dois ou três ingredientes coloridos. Os de cor amarela ou laranja, como cenoura, contêm carotenoides, que combatem os radicais livres. Já o tomate tem muito licopeno, um poderoso antioxidante;

• Uma boa salada tem pelo menos uma fonte de carboidrato, pois contribui para a energia. Quinoa e cuscuz marroquino são opções ótimas. Além de leves e deliciosos, têm baixo índice glicêmico e ajudam a manter o peso;

• Proteína também é fundamental, porque fazem parte da estrutura de tecidos, como pele e músculos: queijo branco, frango grelhado ou atum são opões leves e perfeitas;

• Prefira os molhos mais leves, como os à base de azeite extra virgem e iogurtes, que são saudáveis e pouco calóricos. O azeite contém gorduras monoinsaturadas, que ajudam no controle do colesterol e o iogurte fornece cálcio e probióticos, importantes para manutenção da saúde óssea e intestinal, respectivamente.

• Para completar o prato, um bom suco de frutas naturais. Todas as frutas têm vitamina C que, além de antioxidante, ajuda na absorção do ferro das folhagens.

Confira sugestão de combinações da Salad (1 salada pronta + 1 suco): Pasta Tuna + Suco Verde Anti-inflamatório.

Pasta Tuna: salada com atum light, tem como base mix de folhas e fusili, corte de massas em formato de parafuso. Na mistura entram brócolis, cenoura e queijo gorgonzola, com toque final de molho italiano.

Suco Verde Anti-inflamatório: suco composto por couve, abacaxi, frutas vermelhas, linhaça. Fonte de vitamina C e Ômega 3, ajuda no controle de processos inflamatórios e garante um bom funcionamento imunológico. Pode ser consumido como lanche no intervalo das refeições.

Sobre a Salad

Maior rede de alimentação saudável especializada em salada, a Salad Creations abriu seu primeiro restaurante no Brasil em dezembro de 2007 e possui, atualmente, 24 unidades localizadas, em sua maioria, nos principais Shoppings Centers de nove estados brasileiros. Com o slogan “Deliciosamente Saudável”, o cardápio da Salad conta com saladas exclusivas do Chef, crepes, wraps, grelhados, salada de grãos, quiches, sopas, sucos e açaí. A rede prepara suas refeições com três tipos de folhas verdes, 10 tipos de molhos e mais de 40 opções de ingredientes, dentre eles vários tipos de proteínas.

RESTAURANTES SALAD

SÃO PAULO

• Kinoplex Itaim

• Shopping Center 3

• Shopping Eldorado

• Shopping Higienópolis

• Shopping Ibirapuera

• Shopping Iguatemi Alphaville – Barueri

• Shopping Metrópole – São Bernardo do Campo

• Shopping Villa Lobos

• Avenida Braz Leme – Bairro Santana

• Jundiaí Shopping – Jundiaí

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro