Altas temperaturas exigem maiores cuidados com a saúde - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
11/02/2016 - 11h21m

Altas temperaturas exigem maiores cuidados com a saúde

Portal EBC 
Agência Brasil/Marcelo Camargo
Cuidados com alimentação, proteção e hidratação precisam ser redobrados durante o verão
Cuidados com alimentação, proteção e hidratação precisam ser redobrados durante o verão

Brasília - Nos últimos dias, a temperatura no Rio de Janeiro tem batido recorde com calor intenso e sensação térmica beirando os 50 graus. Que cuidados a população deve ter nesse período? O que fazer para cuidar da saúde no verão? O Repórter Rio convidou o cardiologista e ex-diretor do Instituto Nacional de Cardiologia, Augusto Bozza, para responder a essas perguntas.

Segundo o especialista, são quatro ideias importantes de como se deve proceder nesse período.

"Cuidar da alimentação, da proteção, da hidratação, e da medicação quem toma remédio. É importante ainda, nesse período, para quem faz exercício, o uso de roupas adequadas, uso de chapéu, não se expor ao sol por longo tempo, tomar líquidos para se hidratar, não comer comidas pesadas e para quem toma remédios, principalmente hipertensivos que contém diuréticos, devem redobrar a atenção. Roupas leves também compreende cuidados com o sol devido ao câncer de pele".

Questionado sobre atividade física para sedentários, Augusto bozza afirmou ser importante e ressaltou que o que deve ser observado é o horário em que vai se praticar.

"O mais indicado é de 6h30 às 9h30 ou depois das 6 da tarde, quando o sol está mais ameno. Uma boa caminhada é uma boa opção também para os sedentários, sempre observando os horários. Quanto à hidratação, a água, água de coco, sucos e até mesmo alguns refrigerantes podem ser ingeridos para repor o líquido perdido".

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro