São Paulo, SP, 18/06/2019
 
14/10/2015 - 11h10m

Alzheimer: especialista fala sobre os mitos e verdades da doença

Portal EBC 
Reprodução
Atualmente existem 46 milhões de pessoas vivendo com a doença
Atualmente existem 46 milhões de pessoas vivendo com a doença

Brasília - Jerson Laks, psiquiatra e presidente do Comitê Científico do VIII Congresso Iberamericano de Alzheimer, que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 17 de outubro, esclareceu as verdades e mitos sobre o Alzheimer, assunto que será discutido no evento.

A cidade do Rio foi escolhida para receber a oitava edição do Congresso Iberoamericano de Alzheimer. É na cidade e no estado do Rio que está a maior população de idosos do país. Estima-se que 35% dos moradores do bairro de Copacabana, por exemplo, tem mais de 60 anos. A população de idosos no Brasil está em crescimento. E a doença de Alzheimer, por consequência, também aumenta.

Informações do Relatório Mundial de Alzheimer, divulgados em setembro pela Federação Alzheimer’s Disease International dizem que a cada três segundos, uma pessoa no mundo começa a apresentar sintomas de demência. Hoje, existem 46 milhões de pessoas vivendo com o problema. No Brasil são mais de um milhão sofrendo da doença de Alzheimer.

O Congresso acontece no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, com o tema “Reinventando o longo caminho: Envelhecimento e Longevidade". Durante a entrevista, antecipando a discussão, Daisy Lúcidi e Jerson Laks falaram sobre os mitos e verdades da doença e sobre a ausência de políticas públicas específicas.

Um dos mitos revelados é a questão da prevenção. A doença de Alzheimer é incurável, mas existe a possibilidade de prevenção com o controle da alimentação, diabetes e hipertensão, que são fatores potencialmente modificáveis ao aparecimento do processo demencial.

Sobre a questão dos medicamentos, Jerson Laks revela que não existem remédios que curam a doença mas sim que mediam a situação e proporcionam conforto e melhor qualidade de vida ao paciente.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro