AMEs já atendem consultas e exames de pacientes também nos sábados - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
03/10/2013 - 15h21m

AMEs já atendem consultas e exames de pacientes também nos sábados

Agência Hoje 
Edson Lopes Jr
Atendimento dos AMEs será ampliado a partir de sábado, dia 5
Atendimento dos AMEs será ampliado a partir de sábado, dia 5

São Paulo (Agência Hoje) - O atendimento de pacientes por parte de 10 unidades das AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) será feito também aos sábados, durante oito horas seguidas, a partir do sábado, 5. A ampliação valerá para unidades localizadas na capital, Grande São Paulo, litoral e interior do Estado.

A nova programação, divulgada pela Secretaria da Saúde, permitirá receber pacientes interessados em fazer consultas e exames médicos. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento, considerando o crescimento do número de pessoas que procuram os ambulatórios de especialidades.

Estudos realizados pela Secretaria, definiram 10 unidades prioritárias para atender também aos sábados. São as AMEs de Heliópolis, na capital; Carapicuíba, na Grande São Paulo; Caraguatatuba, Praia Grande e Santos, no litoral, e Bauru, Franca, Jundiaí, Presidente Prudente e São José do Rio Preto no interior do Estado.

"Nós faremos 4.800 consultas por mês a mais só aos sábados, além de mais 500 consultas não médicas, 4.500 exames diagnósticos e 230 cirurgias a mais", explicou o governador Geraldo Alckmin. Ao todo, as dez unidades que passarão a prestar atendimento aos sábados têm média mensal de 81,4 mil consultas médicas, 24,9 mil consultas não médicas, 4,6 mil cirurgias e 16,8 mil exames.

As AMEs vão atender oito horas por dia a cada sábado, sendo que o horário de abertura vai variar de acordo com cada unidade, às 7h ou às 8h. A grade de serviços também dependerá de cada ambulatório e poderá incluir tanto consultas médicas quanto não médicas, assim como exames diagnósticos e pequenas cirurgias. "Isso vai facilitar a vida das pessoas dar mais resolutividade às unidades básicas, ao atendimento primário e alivia os hospitais", disse o governador.

A definição dos tipos de serviços e especialidades de consultas médicas e não médicas que serão oferecidas por cada unidade foi estabelecida de acordo com levantamentos realizados para a Secretaria da Saúde em relação às principais demandas de cada região.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro