Anabolizantes podem causar problemas irreversíveis a saúde - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
06/01/2016 - 10h35m

Anabolizantes podem causar problemas irreversíveis a saúde

Portal EBC 
Agência Brasil/Fabio Pozzebom
Especialistas condenam o uso desses hormônios que podem causar lesão em diversos órgãos
Especialistas condenam o uso desses hormônios que podem causar lesão em diversos órgãos

Brasília - Anabolizantes podem causa problemas irreversíveis a saúde, inclusive afeta o desempenho sexual. Especialistas condenam o uso desses hormônios porque os pacientes sequer avisam aos médicos, o que dificulta o diagnóstico das doenças.

Para falar sobre os anabolizantes, o Cotidiano convidou o hepatologista e chefe do Serviço de Hepatologia do Hispotal Universitárioi da UFBA, Raymundo Paraná.

O médico alerta que este é um problema de saúde pública dos mais sérios no país, e até pouco tempo atingia apenas os jovens, mas infelizmente hoje em dia pessoas de meia idade caem nesse "conto da sereia", fazendo uso desses produtos, travestidos de tratamento anti-idade.

Os anabolizantes são associados a outros medicamentos, alguns são pró-drogas e esses hormônios podem causar lesão potencial em diversos órgãos, sendo o fígado um deles, mas sofre o coração, o cérebro, os rins e a pressão arterial ao longo dos anos.

De acordo com o médico a pessoa que prescreve essa medicação em geral omite do indivíduo o mal que esses hormônios fazem, porque quem prescreve, com o intuito apenas de aumentar a massa muscular, não tem compromisso com a ciência médica, muito menos com o paciente.

O anabolizante é receitado para aumentar o músculo mais rápido, mas podem causar tumores no fígado, peliose hepática, rutura muscular, risco de infarto, arritmias, derrame cerebral e não é incomum morte súblita em atletas que fazem uso desses produtos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro