Animação "Zootopia" aborda questões como feminismo e corrupção - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
21/03/2016 - 14h28m

Animação "Zootopia" aborda questões como feminismo e corrupção

Agência Hoje/Isabela Guiaro 
Reprodução
Trecho do pôster oficial do filme "Zootopia"
Trecho do pôster oficial do filme "Zootopia"

São Paulo (Agência Hoje/Isabela Guiaro) - No último mês, a Disney lançou nos cinemas sua mais nova produção, "Zootopia: Essa Cidade é o Bicho", que já conta com 98% de aprovação no site de crítica especializada Rotten tomatoes, além de ter se tornado a maior bilheteria da história da Walt Disney Studios, arrecadando US$200 milhões somente nos EUA e US$ 591 milhões mundialmente.

O enredo conta a história de Judy Hopps, uma coelha que sonha em se tornar policial na cidade Zootopia, onde todos os animais, mesmo as presas e os predadores, aprenderam a viver em harmonia. Para vencer o preconceito e mostrar sua capacidade, ela se junta à raposa Nick Wilde para solucionar o caso de um animal desaparecido. Eles têm apenas 48 horas para completar a missão.

Este enorme sucesso, porém, não está ligado simplesmente ao fato de ser um filme para o público infantil. A animação, na verdade, mostra para as crianças de maneira realista questões como o machismo. Judy não é levada a sério como policial porque além de sofrer com a construção social de ter que ser sempre dócil, frágil e gentil, também é julgada pela pelo pensamento de que não tem estrutura para aguentar um trabalho deste porte, pois este não é seu papel biológico. Sua personagem é uma metáfora do que a mulher do mundo real sofre.

Outros pontos realistas são vistos na maneira como esta sociedade está construída. Existe violência urbana, abuso de poder, corrupção, êxodo rural, transportes públicos lotados e até mesmo pop stars que, de certa forma, acabam se tornando formadoras de opinião. Na trama, a harmonia conquistada pelos animais vai perdendo força e o extinto selvagem volta à tona, difundindo discursos de ódio, intolerância e segregação.

Coincidentemente, ou não, o nosso mundo real está passando pela mesma fase e, por conta disso, "Zootopia" acabou se tornando uma espécie de reflexão sobre nós mesmos. É extremamente importante que crianças do mundo inteiro vejam o filme e entendam, mesmo que de forma indireta, que o preconceito é prejudicial a todos.

Como bônus, a animação ainda conta com a canção “Try Everything”, escrita pela cantora Sia e interpretada pela Shakira, que faz a dublagem da pop star Gazelle. A artista colombiana, aliás, serviu de inspiração para a moldagem da personagem.

Zootopia estreou no Brasil no dia 17 de março. Procure em um cinema de sua preferência.

Confira o trailer e a música:

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro