São Paulo, SP, 18/06/2018
 
28/02/2012 - 03h05m

Anvisa inspeciona navio MSC Armonia e orienta passageiros

Agência Hoje 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com apoio das secretarias municipal e estadual de Saúde, realizou durante todo o dia desta segunda-feira (27) nova vistoria no navio MSC Armonia, cuja parte da tripulação foi identificada com a gripe tipo B (comum) – entre eles Fabiana Pasquarelli, morta no dia 18.

Técnicos do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), do governo estadual, e da Seviep (Seção de Vigilância Epidemiológica), da prefeitura, fizeram entrevistas com passageiros e tripulantes. O questionário, elaborado com o Ministério da Saúde, objetiva identificar sintomas da Influenza.

Os técnicos do município também distribuíram aos passageiros informativo sobre a doença, com recomendações para prevenção e interrupção de sua transmissão. Entre elas, evitar contato com pessoas doentes e ficar em ambientes fechados, manter hábitos saudáveis (como lavar sempre as mãos), procurar pelo serviço de saúde e não se automedicar.

O trabalho coordenado pelo médico Acary de Oliveira, responsável pelo posto da Anvisa em Santos, teve início assim que o navio atracou, no começo da manhã, retornando de cruzeiro de Carnaval. A ação foi acompanhada por representantes da MSC, Polícia Federal e autoridades portuárias e de saúde.

O secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos e presidente do CAP (Conselho de Autoridade Portuária), Sérgio Aquino, e a secretária de Saúde, Maria Ligia Lyra Pereira, estiveram no cais no início da inspeção. À noite, até as 20h, a Anvisa ainda não havia definido a liberação ou não do transatlântico.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro