Anvisa libera registro de teste rápido para triagem do vírus HIV para venda em farmácias - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
23/11/2015 - 13h28m

Anvisa libera registro de teste rápido para triagem do vírus HIV para venda em farmácias

Portal EBC 
Fotos Públicas/SMCS/Cesar Brustolin
Resultado, seja positivo ou nagativo deve ser confirmado por um serviço de saúde especializado em exames laboratoriais
Resultado, seja positivo ou nagativo deve ser confirmado por um serviço de saúde especializado em exames laboratoriais

Brasília - Hoje mais de 140 mil brasileiros são portadores do HIV e não sabem. Para diminuir esse número, o Brasil vai contar com mais uma arma no combate ao HIV. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permitiu o registro de testes rápidos para triagem do vírus da aids que poderão ser feitos pelas próprias pessoas.

Os testes rápidos serão encontrados em farmácias, drogarias, postos de medicamentos, serviços de saúde e programas de saúde pública e deverão conter informações claras que indiquem seu uso seguro e eficaz.

O resultado, seja positivo ou nagativo deve ser confirmado por um serviço de saúde especializado em exames laboratoriais. Os responsáveis pelo teste devem esclarecer também sobre a janela imunilógica humana que é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos no sangue.

Outro ponto importante é que o teste rápido não poderá ser utilizado de forma alguma na seleção de doadores em serviço de coletas de sangue. Com a permissão, o Brasil passa a ser um dos poucos países do mundo a adotar essa estratégia para ampliar o acesso ao diagnóstico. A ação quer reduzir a transmissão do vírus e previnir o surgimento de novos casos.

Tags: Aids, Anvisa, HIV, Testes

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro