Aparecida, maior destino religioso, recebe 9 milhões de romeiros por ano - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
10/05/2013 - 13h36m

Aparecida, maior destino religioso, recebe 9 milhões de romeiros por ano

Agência Hoje/Esdras Morato 
Divulgação
Santuário de Aparecida com muitas atrações e apoio aos romeiros
Santuário de Aparecida com muitas atrações e apoio aos romeiros

Aparecida (Agência Hoje) - A imagem de uma santa negra "apareceu" no rio Paraíba do Sul para três pescadores humildes que viviam na região. Era o ano de1717 e Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves tomaram um susto quando viram surgir das águas barrentas a peça de argila. Primeiro o corpo, depois a cabeça.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida media 40 centímetros de altura, tinha cor acanelada e era de terracota, um tipo de argila que depois de modelada é cozida em forno. A cor de canela era resultado dos anos em que ficou exposta ao picumã das chamas das velas e dos candeeiros.

A história conta que os pescadores retiraram as peças com todo cuidado e as levaram para terra firme, no alto da colina mais próxima do rio. Exposta para moradores e curiosos do século XVII, ela passou a ser o ponto de encontro de pessoas simples que chegavam de várias partes do Estado para admirá-la, rezar e fazer seus pedidos.

A devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da imagem. Os primeiros milagres surgiram, o número de devotos aumentou, as autoridades religiosas decidiram construir uma capela e da capela surgiu uma igreja importante.

Hoje, Aparecida é uma cidade conhecida mundialmente como estância turístico-religiosa e recebe anualmente milhões de pessoas vindas de todos os cantos do Brasil e do exterior. É uma das três maiores maravilhas do mundo católico. Como atração turística conta com o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a Basílica Velha, o porto Itaguaçu e o teleférico.

Fiéis do mundo

A partir do momento em que a imagem de uma santa negra foi encontrada na região, em 1717, a pequena Aparecida se transformou em um dos maiores centros de peregrinação do mundo. A Basílica Nova, como é conhecida a igreja de Nossa Senhora, recebe mais de 9 milhões de fiéis por ano.

O movimento é tão grande que exigiu a construção de um shopping center dentro do espaço da Basílica , um centro de convenções religioso e um hotel de grande porte. Já recebeu os papas João Paulo II e Bento XVI e em julho próximo terá a vista do papa Francisco. É comum sediar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O tamanho, a arquitetura e as instalações impressionam qualquer visitante. Nos finais de semana as missas são contínuas e seguem assistidas por milhares de fiéis. Logo na entrada da igreja, um corredor de 10 metros de largura abre espaço para a contemplação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, local de preces e emoções.

A visita ao mirante, no 18° andar da torre, permite uma visão de tudo que existe ao redor da igreja, inclusive o rio onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi recolhida pelos três pescadores. Também é possível ver a basílica velha, a Via Dutra, as ruas da cidade e as barracas das feiras, onde são oferecidos lembranças da santa padroeira do Brasil.

Muitas atrações

Aparecida é uma cidade que vive em função da religiosidade de Nossa Senhora. Fica na Rodovia Presidente Dutra e está a 170 quilômetros de São Paulo e a 260 do Rio de Janeiro. Ocupa uma área de 112 quilômetros quadrados e tem cerca de 35 mil habitantes. A maioria dos moradores vive do comércio.

Entre as festas que movimentam a cidade estão a de São Benedito, que acontece uma semana após a Páscoa, e a de Nossa Senhora Aprecida, que acontece de 3 a 12 de outubro, com uma novena festiva na Basílica Nova, movimentado toda a região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.

No carnaval, a cidade oferece retiros espirituais, rebanhões e atividades profanas para aqueles que também buscam diversão sadia durante as folias de momo.

Em Aparecida existem vários prédios antigos, Seminários e Igrejas que merecem ser visitados. Os pontos turísticos também são muitos, todos com infra-estrutura para atender de maneira adequada o romeiro.

Para aqueles que gostam de diversão, a cidade oferece um parque temático, com brinquedos e atividades religiosas e culturais. No Santuário Nacional encontra-se um Centro de Apoio ao Romeiro.

Peregrinação até 1732

A Imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrinou entre 1717 e 1732, nas paragens do Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguaçú. Em 1732, Filipe Pedroso, um dos pescadores presentes no encontro da imagem, entregou-a a seu filho Atanásio que lhe construiu o primeiro oratório aberto ao público.

Naquele oratório aconteceu o milagre das velas que despertou maior expansão na devoção a Nossa Senhora da Conceição sob o novo título de Aparecida.

As histórias e os milagres são muitos. Moradores e comerciantes têm o que contar. A cidade oferece boas alternativas para hospedagem, com hotéis de bom padrão e preços razoáveis. Há muitos, como o próprio hotel da comunidade católica, que oferecem diárias incluindo café da manhã, almoço, jantar e estacionamento.

Visitar o santuário de Nossa Senhora Aparecida é motivo de orgulho para todo católico. A grandiosidade da igreja impressiona, mas o apoio oferecido ao romeiro também chama a atenção positivamente. Os fiéis costumam dizer que depois de conhecerem a Basílica se sentem mais próximos da santa e muito mais felizes.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro