Aparelhos odontológicos falsos vendidos para jovens são apreendidos na 25 de Março - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
24/02/2014 - 05h46m

Aparelhos odontológicos falsos vendidos para jovens são apreendidos na 25 de Março

Agência Hoje 
Reprodução
Febre entre os adolescentes, borrachinhas para colocar nos dentes são apreendidas em São Paulo
Febre entre os adolescentes, borrachinhas para colocar nos dentes são apreendidas em São Paulo

São Paulo (Agência Hoje) - A Subprefeitura Sé fez  mais de 150 apreensões de materiais para aparelhos odontológicos falsos que estavam sendo vendidos por camelôs nas proximidades da rua 25 de Março. Sem nota fiscal e sem origem de fabricação, o material foi adotado por jovens para uso estético, mas pode causar problemas de saúde.

Os fiscais da Subprefeitura Sé, com o apoio dos policiais militares que participam da Operação Delegada, já realizaram neste ano mais de 150 apreensões de aparelhos ortodônticos que eram vendidos por ambulantes sem permissão para atuar no comércio de rua. Na Subprefeitura Sé, 16 agentes de apoio trabalham diariamente em conjunto com a PM na apreensão de mercadorias irregulares e falsificadas.

De acordo com a Prefeitura, o uso desses aparelhos virou moda recentemente entre os jovens. Com elásticos coloridos trançados e enrolados, o material é usado apenas para questões estéticas e apresentam riscos à saúde, uma vez que é utilizado sem orientação profissional e fixados com cola inadequada para fixar as peças nos dentes.

"É muito importante que possamos apoiar o trabalho que está sendo feito pelo CROSP, pela Subprefeitura da Sé e PM, orientando e conscientizando nossos jovens sobre a gravidade e os riscos para a sua saúde ao instalar um aparelho ortodôntico dessa forma", disse a primeira dama Ana Estela Haddad.

Professora associado do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da USP, ela acrescentou que "o movimento provocado pelo aparelho instalado sem planejamento e controle por um profissional habilitado pode provocar a piora no alinhamento dos dentes por movimentos indesejados, reabsorção do osso de suporte dos dentes, de forma irreversível, chegando até a perda dos dentes, comprometendo definitivamente a saúde e a estética".

De acordo com dentistas, o conjunto de peças coladas e unidas por elásticos em um fio de aço provocam movimentação nos dentes, o que pode causar retração na gengiva e perda óssea nos dentes.

Nos últimos meses, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) começou uma campanha para impedir o comércio ilegal, com varias autuações e apreensões de aparelhos falsos que também são vendidos em lojas autorizadas. Empresas do setor foram orientadas a restringir a venda de produtos ortodônticos a profissionais.

“A principal preocupação do Conselho é preservar a saúde bucal da população, pois quando uma pessoa leiga coloca esses aparelhos pode ocasionar a curto e médio prazo problemas na gengiva e, até mesmo, em casos mais graves, a perda da estrutura óssea e a queda dos dentes. Por isso é extremamente importante procurar um cirurgião dentista para receber o tratamento adequado”, afirmou o secretário geral do Conselho Regional de Odontologia, Marco Antonio Manfredini.

Veja a nota distribuída pelo Conselho Regional de Odontologia:

A Câmara Técnica de Ortodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo - CROSP preocupada com o uso indevido de materiais e equipamentos ortodônticos, como “borrachinhas coloridas” e fios, além da utilização de cerdas de vassouras, fios de artesanato e fios de cobre, instalados por pessoas não habilitadas e sem conhecimento científico para tal e usados, em sua maioria, por jovens, sem informações adequadas sobre os perigos desta atitude, apresenta nota de esclarecimento:

A Ortodontia baseia-se no fato de que o dente se movimenta no osso, ao qual está suportado, quando submetido a uma determinada força. Esta força deve seguir apropriados parâmetros biológicos como direção, frequência e quantidade. A não observância desses quesitos biológicos básicos pode ocasionar danos, muitas vezes irreversíveis, aos dentes.

A instalação do aparelho ortodôntico deve seguir parâmetros científicos. O posicionamento errado, além de produzir ferimentos nas gengivas, lesão nos ossos e raízes, pode movimentar os dentes para posições inadequadas, provocando mal oclusão e atingindo, inclusive, as articulações bucais.

As “borrachinhas” ortodônticas têm, no geral, o objetivo de segurar o arco metálico (fio) junto ao aparelho dentário, além de aplicar força sobre estes. Se utilizadas de forma inadequada e sem critério, fatalmente causarão, a curto e médio prazo, a movimentação do dente para direção errada acarretando inclinação, rotação e outros movimentos descontrolados.

O tratamento incorreto pode causar a perda dos dentes, a retração gengival, com exposição das raízes, sensibilidade exacerbada, mobilidade, danos estéticos e funcionais irreversíveis.

Os fios ortodônticos servem para “guiar” os dentes para uma posição desejada e também para produzir a força necessária ao movimento dos dentes. Igualmente, o uso errado deste material, como já exposto, poderá ser a principal causa da perda dentária e demais prejuízos bucais.

A utilização de cerdas de vassouras, fios de cobre e fios de artesanato podem potencializar danos à saúde bucal de forma geral e não substituem a função dos fios utilizados em tratamento ortodôntico.

O autotratamento e o tratamento realizado por pessoas que desconhecem as técnicas odontológicas e os riscos de um tratamento, sem a mínima condição de higiene e sem a adequada esterilização do material certamente é risco sanitário.

A Câmara Técnica de Ortodontia do CROSP, preocupada com a saúde da população, lamenta profundamente esses fatos e, recomenda à sociedade cautela, orientando que não façam uso de serviços odontológicos praticados ilegalmente, refutando com veemência o autotratamento, em razão dos danos irreparáveis aos quais estarão sujeitos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro