Aplicativo faz recarga do bilhete único e informa sobre ônibus - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
31/07/2014 - 11h21m

Aplicativo faz recarga do bilhete único e informa sobre ônibus

Agência Hoje 
Agência Hoje/Fernanda São José
Aplicativos agilizam recargas do bilhete único e facilitam utilização de ônibus e metrô
Aplicativos agilizam recargas do bilhete único e facilitam utilização de ônibus e metrô

São Paulo (Agência Hoje) - Os aplicativos para celulares, com tecnologia capaz de fazer recarga do bilhete único, consultar saldos e informar sobre o tempo que o ônibus levará para chegar até o ponto onde está o usuário, já podem ser baixados. A novidade é gratuita e vai ajudar na mobilidade urbana de 2,5 milhões de pessoas que usam os serviços de transporte.

A utilização do aplicativo está sendo implantado para reduzir as filas nos terminais de auto-atendimento e postos de recarga, além de oferecer informações mais completas sobre o local onde o ônibus escolhido pelo usuário está no momento da consulta. Segundo a SP Trans, o serviço se junta a uma rede de 10 mil pontos de recarga disponíveis.

A expectativa é de que ceca de 2,5 milhões de pessoas que utilizam o vale-transporte na cidade, os estudantes e os usuários de bilhete único do tipo comum, incluindo aqueles que preferem a política de tempo com mensal, semanal e diário poderão utilizar o aplicativo.

Para utilizar a tecnologia, os passageiros deverão baixar o aplicativo em seu celular equipado com sistema operacional Android 3.0 ou superior e funcionalidade Near Field Communication ou Comunicação por Campo de Proximidade. Depois, é preciso preencher um cadastro com o CPF, e-mail, número do cartão e senha no próprio programa.

A recarga do cartão exige a compra de créditos na internet. Atualmente, a recarga é feita após a quitação de um boleto bancário, emitido pelas lojas virtuais. A partir de 4 de agosto, o aplicativo permitirá também comprar o crédito na hora, por meio de um cartão de débito bancário e já recarregar o cartão com o celular.

O vale transporte continuará funcionando como antes, sendo comprado diretamente pelos empregadores em benefício de seus funcionários. Não há previsão de mudanças nesse formato no decorrer deste ano.

Após a compra dos créditos, será necessário colocar o bilhete único próximo ao celular para que ele o reconheça. O saldo disponível será apresentado na tela, junto com a opção RECARGA/VT, na qual será possível carregar o bilhete com os créditos disponíveis, já comprados pelo usuário ou pela empresa em que trabalha, no caso do vale transporte.

O novo programa, homologado pela São Paulo Transportes (SPTrans) foi desenvolvido pela Rede Ponto Certo, que já atua na comercialização de créditos do bilhete. Até então, a recarga era feita em caráter experimental.

Localização dos Ônibus

O site Olho Vivo é um sistema de monitoramento do transporte da SPTrans  e permite verificar onde estão os veículos de cada linha da cidade, em tempo real, por meio de GPS. Pela página, é possível saber quando o próximo ônibus poderá passar, a velocidade e o tempo de viagem nos principais corredores da cidade.

Um outro aplicativo, o Cadê o ônibus?, também ajuda o usuário a saber a posição geográfica dos ônibus em tempo real, os pontos de ônibus próximos, o itinerário das linhas, o horário de partida dos ônibus e o trânsito. O aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas Android, IOS e Windows Phone.

Com mais de 100 mil downloads, o Cadê o ônibus? já tem mais de 300 mil ônibus rastreados, 10 mil pontos monitorados e dois milhões de pesquisas realizadas. O aplicativo foi desenvolvido e aperfeiçoado por um grupo de profissionais e venceu a 1ª Hackatona do Ônibus, realizada pela Prefeitura em outubro de 2013.

Além do lançamento deste aplicativo, desde junho que os pontos de ônibus da cidade vêm recebendo adesivos com QR Code, que permitem aos usuários o acesso a informações atualizadas sobre a operação no local.

Veja a relação de aparelhos compatíveis com o aplicativo para recarga:

Samsung Galaxy S3

Motorola Moto X

Motorola DROID RAZR

Sony Ericsson Xperia L

Sony Ericsson Xperia ZL

Sony Ericsson Xperia SP

Motorola DROID RAZR HD

Motorola RAZR D3

Sony Ericsson Xperia

Sony Ericsson Xperia

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro