Apoio de Maluf à candidatura de Haddad faz Erundina rever sua permanência na chapa - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
19/06/2012 - 08h30m

Apoio de Maluf à candidatura de Haddad faz Erundina rever sua permanência na chapa

Folhapress/Diógenes Campanha 
Agência Brasil/Valter Campanato
O apoio de Maluf causou desconforto na senadora. Haddad quer que Erundina continue como sua vice
O apoio de Maluf causou desconforto na senadora. Haddad quer que Erundina continue como sua vice

SÃO PAULO, SP (Folhapress) - O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou hoje que vai conversar com a deputada Luiza Erundina (PSB) "para confortá-la" e mantê-la como sua vice.

O anúncio do apoio do PP do deputado Paulo Maluf (SP) à candidatura do petista causou desconforto à Erundina, que já havia criticado a aliança em entrevista à Folha de S.Paulo no fim de semana.

"Vamos conversar para confortá-la, para que esteja conosco na batalha da vitória da mudança necessária na cidade", afirmou Haddad durante entrevista ao programa Band Eleições, da TV Bandeirantes.

O desconforto foi evidenciado após Erundina conceder entrevista ao site da revista "Veja" em qual afirma que pretende rever sua permanência na chapa de Haddad.

O petista afirmou que tentou conversar com a deputada hoje por telefone, mas sem sucesso. "O que eu quero é ouvi-la pessoalmente, essas coisas não se conversam por telefone."

"Tem que se dar tempo ao tempo. Não consegui me comunicar com ela adequadamente para saber o contexto em que ela colocou nas entrevistas, como eu ouvi na sexta-feira. [Na sexta] Eu estava ao lado dela quando as perguntas foram feitas", afirmou Haddad.

A aliança com o PP foi fechada hoje na casa de Maluf, no Jardim Europa, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente do PT, Rui Falcão, além de malufistas históricos, como o vereador Wadih Mutran (PP).

HADDAD DIZ QUE CRÍTICA DE ERUNDINA É COMPREENSÍVEL

SÃO PAULO, SP (Folhapress) - O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou hoje compreender a crítica de Luiza Erundina (PSB) ao apoio do PP de Paulo Maluf à sua campanha. Erundina foi indicada a vice na chapa de Haddad.

"Compreendo as declarações, porque se você retornar a um período de 20, 24 anos atrás, era um contexto em que as coisas se comportavam de maneira diferente. Hoje, temos um projeto político no país, que está dando certo num terceiro mandato [dois de Lula e um de Dilma] e que, inclusive, conta com o apoio do Partido Progressista", disse Haddad, que selou hoje sua aliança com o PP.

Haddad também citou suas discordâncias a Maluf. "Nunca neguei a ele que sempre estivemos em campos opostos no passado, nem ele está negando."

O petista disse que Maluf fez elogios às prefeituras de Erundina e Marta Suplicy em SP. "Obviamente, tem algumas objeções também quanto a maneira de como equacionamos os problemas da cidade. Divergência é natural na politica, mas também é natural buscar convergência."

Haddad afirmou discordar com a declaração de Maluf de que não existe mais direita e esquerda no país. "Do meu ponto de vista existe. Estamos fazendo um pacto pela cidade."

Sobre a participação do pepista na campanha do PT, ele se se esquivou de comentar o assunto. "Vamos analisar isso com o tempo, de acordo com as necessidades, sempre para fortalecer o projeto político."

"Não gosto da política de fulanizar o debate, não gosto quando você estigmatiza. Especialmente quando se precisa construir um projeto de superação, como no caso de São Paulo", reiterou.

CIDADES

Haddad ressaltou a parceria com o Ministério das Cidades, comandado pelo pepista Aguinaldo Ribeiro, que cuida de habitação, saneamento e transporte público.

"Vamos precisar responder aos editais do ministério, coisa que São Paulo não está fazendo, estabelecer parcerias para que volte à cidade o imposto que o paulista paga aos cofres do governo federal."

O petista destacou que o ministro da pasta disse que a cidade não apresenta projetos. "Ele espera, com minha eleição, receber mais projetos."

Haddad e Maluf negaram que a indicação de Osvaldo Garcia como secretário nacional de saneamento ambiental do Ministério das Cidades tenha relação com o apoio do PP ao PT nas eleições em São Paulo. "Não houve esse tipo de questão", disse o petista.

A indicação de Garcia ocorreu dias antes de o partido definir o apoio a Haddad. Garcia é engenheiro e não é filiado ao PP, apesar de ser ligado a Maluf.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro