Após impeachment de Lugo, Dilma discute com ministros "punições" ao Paraguai - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
25/06/2012 - 15h05m

Após impeachment de Lugo, Dilma discute com ministros "punições" ao Paraguai

Folhapress/Kelly Matos e Natuza Nery 

BRASÍLIA, DF (Folhapress) - A presidente Dilma Rousseff reuniu-se hoje no Palácio do Planalto com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para tratar sobre a situação do Paraguai. O encontro, que durou aproximadamente uma hora, também contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, e do assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Durante a reunião, Dilma e os ministros trataram sobre as "punições" que devem ser aplicadas ao Paraguai em função do impeachment-relâmpago do presidente Fernando Lugo, na última sexta-feira. O Brasil e as demais nações da América do Sul decidiram suspender o Paraguai do Mercosul e da Unasul até as eleições presidenciais previstas para abril do ano que vem. Em comunicado ontem à noite, a Chancelaria da Argentina confirmou a suspensão.

Na próxima sexta-feira, um encontro dos países do Mercosul decidirá o destino imediato do Paraguai. A reunião da Cúpula do Mercosul será em Mendoza, na Argentina. O novo governo paraguaio deve ficar de fora, mas Lugo afirmou que participará do evento.

Antes da discussão sobre o Paraguai, a presidente Dilma reuniu-se, por cerca de uma hora e meia, com oito ministros para fazer um balanço sobre a conferência Rio+20, realizada na semana passada no Rio de Janeiro. Participaram os ministros: Antonio Patriota (Relações Exteriores), Celso Amorim (Defesa), Gleisi Hoffman (Casa Civil), Helena Chagas (Comunicação Social), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) e Marco Aurélio Garcia (assessor especial para assuntos internacionais).

EFEITO MERCOSUL

Não se sabe qual efeito terá o isolamento paraguaio do Mercosul e da Unasul (União de Nações Sul-Americanas). Espera-se que a suspensão pressione o atual governo. A ideia foi costurada no fim de semana. Os vizinhos querem desencorajar ações similares na região.

Em reunião com ministros anteontem, Dilma foi informada sobre rumores de que Federico Franco -o vice que se tornou mandatário em 30 horas- pretende antecipar as eleições de 2013 para este ano.

Convocado para consultas pelo Itamaraty -sinal diplomático de reprovação- o embaixador do Brasil em Assunção, Eduardo dos Santos, pode permanecer em Brasília até o fim da gestão Franco.

Nos bastidores, quase ninguém crê em reversão do quadro paraguaio. Para ministros e a própria Dilma, Lugo não buscou nem conseguiu mobilizar a população -na reunião, ele foi comparado a Manuel Zelaya, presidente hondurenho deposto em 2009, que resistiu por meses.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro