Após parceria, cursos de qualificação são oferecidos a população - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
06/08/2015 - 10h59m

Após parceria, cursos de qualificação são oferecidos a população

Agência Hoje 

Após uma parceria entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre) com a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), a população terá a oportunidade de 40 cursos dese qualificação até opções com o objetivo de ampliar o potencial de empregabilidade de mil e quinhentos trabalhadores.

O momento da parceria contou com a preseça de prefeitos, secretários, presidente da Acipi além dos representantes de entidades sindicais, educacionais e patronais.

A criação do convênio com entidades sem fins lucrativos, bem como a liberação de verbas para cursos de qualificação, foi aprovada em dezembro de 2014 pela Lei Municipal nº 8141/2014.

O secretário da Semtre, Sérgio Fortuoso, explica que a necessidade surgiu após o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE encerrar os Convênios Plurianuais/ Qualificação Social Profissional - CP/QSP (com os municípios e estados). “As ações de qualificação passaram a ser executadas pelo Pronatec Trabalhador e não mais por meio da celebração de convênios no âmbito do Plano Nacional de Qualificação – PNQ”.

Segundo o secretário, a Semtre oferecerá os cursos e o acompanhamento e junto às entidades parceiras (Comissão Municipal de Emprego – Com-Emprego, CONESPI, SIMESPI) com apoio do SINCOMÉRCIO, Sindicato Hotéis Rest Bares Similares Piracicaba Região, Apapir, Ciesp, CDL, Uninorte, Unileste, Ascopi entre outros, a indicação dos títulos. “A Acipi fará a gestão do convênio e dará a contrapartida de 80 mil reais (10%) do valor total de 800 mil”, ressalta.

O secretário diz que as instituições de ensino de nossa cidade, de notória saber educativa, estão sendo convidadas para a execução dos cursos que serão oferecidos, sendo que as inscrições terão início no mês de setembro. A prioridade de ofertas de cursos será discutida juntamente com as entidades patronais e as que representam os trabalhadores.

Fortuoso ressalta que os cursos de qualificação são importantes para atender algumas carências nas empresas nesse momento econômico difícil, que tem propiciado negativamente a perda de alguns postos de trabalho. “Precisamos estar preparados para fazer substituições, pois alguns setores ainda oferecem oportunidades. Nenhuma empresa quer perder talentos e estão fazendo o que é possível dentro de um quadro de recessão econômica”.

“Parabenizamos a Prefeitura de Piracicaba por disponibilizar este recurso e sentimos honrados em representar a classe empresarial neste projeto. A Acipi preza pela multiplicação do conhecimento aos cidadãos, já que essa é a melhor forma de fomentar o desenvolvimento da sociedade e oferecer mão de obra qualificada para o comércio, indústria e serviços. Este convênio, cuja gestão será realizada por meio de uma parceria entre a Acipi e a Prefeitura, vem para potencializar os trabalhos da nossa entidade, fato que dará suporte e condições para que os piracicabanos possam entrar e se manter no mercado de trabalho”, diz o presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli.

O presidente do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), Fânio Luis, disse que este momento é histórico e atende reivindicações dos sindicatos que estão preocupados com a alta do desemprego. “Os trabalhadores sempre estão precisando se qualificar e se requalificarem para o mercado de trabalho”.

Gabriel Ferrato diz que o país atravessa uma crise política, econômica e ética e os setores que movem a economia tem percebido estes impactos negativos. “O quadro está se agravando e a tendência é os postos de empregos se reduzirem e estes cursos de qualificação podem aliviar um pouco a situação”.

O prefeito enalteceu a capacidade ativa e pró ativa de suas entidades sindicais, patronais e educacionais, que permanentemente fazem parcerias com a Prefeitura, dando o dinamismo necessário para que esta cidade se torne atrativa para investimentos. “Esses cursos só foram possíveis de ser concretizados graças à parcerias com as entidades, que trabalharão em conjunto para preparar os cargos que capacitarão os trabalhadores”.

Cursos:

Açougueiro; Ajudante de Obras; Alimentador de Linha de Produção; Almoxarife; Armador de Ferragem; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Departamento Pessoal; Auxiliar de Manutenção Predial; Balconista de Farmácia; Camareira em Meios de Hospedagem Cerimonial; Condutores de Veículos Transp Coletivo; CondutoresTransp Cargas Perigosas; Confeiteiro; Costureiro Industrial de Vestuário; Cuidador de Idosos; Depilação; Eletricista; Instalador Predial de Baixa Tensão Empreendedorismo e Oportunidade de N Estrutura de Custos e Formação de Preços; Garçom; Gestão de Estoque no Varejo Gestão de Pequenos Negócios II; Higiene e Manipulação de Alimentos para Trailers; Inspetor de Qualidade; Maquiador Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial NR 10 - Básico NR 10 - Reciclagem NR 35; Operador de Empilhadeira; Padeiro; Pedreiro de Alvenaria; Pintor de Automóveis; Porteiro e Vigia; Soldador MAG/MI

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro