Após punição de 703 soldados, militares do Espírito Santo fazem acordo e voltam às ruas - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
10/02/2017 - 22h50m

Após punição de 703 soldados, militares do Espírito Santo fazem acordo e voltam às ruas

Agência Brasil/Ana Cristina Campos e Ivan Richard Esposito 
Agência Brasil/Tânia Rêgo
Comandante da Polícia Militar Nywton Rodrigues e o secretário de Segurança Pública, André Garcia, falam sobre acordo
Comandante da Polícia Militar Nywton Rodrigues e o secretário de Segurança Pública, André Garcia, falam sobre acordo

Vitória - O governo do Espírito Santo anunciou na noite desta sexta-feira (10) a assinatura de um acordo com as associações que representam os policiais militares capixabas para suspender a paralisação dos agentes para a retomada das atividades amanhã (11), a partir das 7h.

Aqueles que retornarem até este horário não sofrerão punições administrativas.

“Conversamos com os nossos soldados e pedimos bom senso e que retomem as atividades. São mais de 100 mortes”, disse o secretário estadual de Direitos Humanos, Júlio Cesar Pompeu. “Estou esperançoso de que não serão necessárias medidas para garantir o império da lei”, acrescentou.

As mulheres dos policiais que têm acampado em frente aos batalhões impedindo a saída de viaturas não participaram da negociação com o governo. Segundo Pompeu, a responsabilidade pela segurança é dos policiais e não das esposas. “Peço que eles conversem com as esposas e retornem ao trabalho.”

No acordo firmado esta noite, o governo não concedeu reajuste salarial. Na proposta apresentada pelas mulheres, elas pediam 20% de reajuste imediato e 23% de reajuste escalonado.

Pelo acordo, segundo o secretário Direitos Humanos, os militares não sofrerão sanções administrativas, mas o indiciamento de 703 policiais pelo crime de revolta será julgado pela Justiça. Se condenados, a pena é de oito a 20 anos de detenção em presídio militar e a expulsão da corporação. Esses policiais tiveram o ponto cortado desde sábado (4) e não vão receber salário.

O secretário de Segurança Pública, André Garcia, informou que os policiais foram indiciados pelo crime militar de revolta por estarem armados e aquartelados nos batalhões.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro