Após registros recordes de baixa umidade, Inmet prevê que o clima deve permanecer seco - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/03/2024
 
12/09/2014 - 15h36m

Após registros recordes de baixa umidade, Inmet prevê que o clima deve permanecer seco

Agência Brasil/Fernanda Cruz 

Brasília - O tempo deve permancer seco esta sexta-feira (12) na cidade de São Paulo, que registrou recordes de baixa umidade do ar e de altas temperaturas durante a semana. A previsão para esta sexta-feira, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é que a umidade do ar fique em torno dos 30%, e as temperaturas veriem entre 16,8 graus Celsius (ºC) e 28ºC.

Durante a quinta-feira (11), a capital registrou máxima de 32,9ºC – recorde para o inverno este ano. A umidade relativa do ar no município ficou em 19% na quarta-feira (10), o menor percentual em 2014.

De acordo com Franco Vilella, meteorologista do Inmet, no final da tarde de quinta-feira (11), uma mudança no padrão de ventos elevou a brisa marítima do litoral paulista e, junto com a baixa pressão do oceano, direcionou ventos mais úmidos para a porção do leste do estado, como o Vale do Ribeira, o Vale da Paraíba e a capital. Cidades dessas regiões estão com média de 30% na umidade do ar. Outros municípios do interior, porém, ainda sofrem com umidades abaixo de 20%.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o percentual ideal de umidade para o bem-estar dos seres humanos é acima de 60%. Segundo os parâmetros do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura, entre 21 e 30% de umidade, decreta-se estado de atenção. Percentuais de 12 a 20%, significam estado de alerta.

Quarta-feira (10), a Defesa Civil do município emitiu estado de alerta das 15h às 19h, depois que a umidade atingiu 18,4%. Esse foi o segundo menor percentual aferido neste ano pelo CGE. Em fevereiro, a umidade chegou a 14,3%. A estação meteorológica do CGE, localizada na zona norte da capital, registrou na quinta-feira (11) 35,7 ºC, o segundo dia mais quente do inverno desde o início das medições, há 11 anos.

O meteorologista do CGE Thomas Garcia destaca que o clima seco exige atenção com a saúde. Entre as recomendações estão diminuir o ressecamento das mucosas, com soro fisiológico nos olhos e narinas, e instalar um vaporizador, colocoar uma vasilha com água ou estender roupas molhadas para secar dentro de casa. Outras dicas são ingerir bastante água e não esquecer o protetor solar. De acordo com Thomaz, recomenda-se também evitar aglomerações e não praticar exercícios físicos no horário das 11h às 15h.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro