Aprovação de acordo pela Grécia é "passo importante", afirma Comissão Europeia - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
16/07/2015 - 12h07m

Aprovação de acordo pela Grécia é "passo importante", afirma Comissão Europeia

Agência Lusa 

Bruxelas - A Comissão Europeia considerou nesta quinta-feira (16) que a aprovação, pelo Parlamento grego, do acordo alcançado entre a Grécia e os credores internacionais sobre um terceiro programa de ajuda, constitui “um passo importante” para reconstruir uma relação de confiança com Atenas.

“O Parlamento grego deu na quarta-feira (15) um passo importante para reconstruir a confiança com os parceiros internacionais da Grécia. Uma ampla maioria dos deputados adotou o primeiro pacote de reformas, em linha com os compromissos acordados na cúpula do euro de 12 de julho”, disse a porta-voz Annika Breidthardt, durante coletiva de imprensa da Comissão Europeia.

Annika acrescentou que “as instituições trabalharam ao longo da noite para produzir uma análise comum destas propostas. A avaliação é que as autoridades gregas implementaram legalmente o primeiro pacote de medidas dentro do prazo e de forma globalmente satisfatória”.

A aprovação, pelo Parlamento, do primeiro pacote de reformas acordado na cúpula, que terminou na segunda-feira passada, era uma condição exigida a Atenas para lançar o processo formal de negociações para um terceiro programa de assistência financeira à Grécia, para os próximos três anos, e cujo montante deverá chegar a 86 bilhões de euros.

O Parlamento grego aprovou, na madrugada de hoje, o acordo alcançado na segunda-feira com os líderes da zona euro para permitir o terceiro resgate financeiro do país. O partido no poder, o Syriza, aprovou o acordo graças ao apoio de forças políticas de oposição.

Segundo a televisão estatal da Grécia, 229 deputados votaram a favor do acordo, seis abstiveram-se e 64 se manifestaram contrários. Metade dos votos contra e a totalidade das abstenções vieram do partido que sustenta o Governo, o Syriza. Entre os que votaram contra estivavam a presidenta do Parlamento, Zoe Konstantopoulou; o ministro da Energia, Panagiotis Lafazanis; e o ex-ministro das Finanças Yanis Varoufakis.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro