Aquicultores terão apoio para produzir 17 mil toneladas de peixes por ano - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
01/10/2013 - 09h32m

Aquicultores terão apoio para produzir 17 mil toneladas de peixes por ano

Agência Hoje 
Agência Hoje/Arquivo
Produtores consideram que criação de peixe exige pequenos espaços e oferece alta rentabilidade
Produtores consideram que criação de peixe exige pequenos espaços e oferece alta rentabilidade

São Paulo (Agência Hoje) - Os reservatórios das usinas hidrelétricas de Ilha Solteira, Jaguará e Capivara, além da Enseada de Búzios, terão áreas específicas para produção de peixes de água doce e salgada. Convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Pesca, permitirá a cessão de uso das águas para aquicultores paulistas por um período de 20 anos.

O total das áreas chega a aproximadamente 70 hectares de espelho d'água e são capazes de produzir mais de 17 mil toneladas de pescado por ano. A fase de ocupação e criação dos peixes será iniciada em seis meses, após a liberação das licenças ambientais. As espécies que serão produzidas incluem tilápia, pintado e bijupirá.

"É uma excelente alternativa para propriedades menores. Isso tem importância social, porque não precisa ter muita terra para produzir peixe e importância econômica, porque é renda, emprego e postos de trabalho, agregação de valor e saúde", disse o governador Geraldo Alckmin, durante cerimônia que reuniu também o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.

Os técnicos do setor asseguram que com a cessão das áreas nos reservatórios das hidrelétricas, os produtores terão condiçóes de acesso a um setor da economia pouco explorado em São Paulo e em condições de gerar um movimento financeiro alto em pouco tempo. O sistema de sinalização para demarcar cada setor deverá ficar pronto em seis meses.

"Nós estamos acelerando o licenciamento com menos burocracia, preservando o meio ambiente, para estimular a produção. Hoje nós temos uma produção de menos de 20 mil toneladas ano e podemos chegar a 200 mil toneladas ano", afirmou o governador. Por lei, as águas dos reservatórios de hidrelétricas pertencem à União e para obter a cessão foi necessário a assinatura de convênio entre o Governo de São Paulo e o Governo Federal.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro