São Paulo, SP, 23/05/2017
 
08/05/2017 - 18h18m

Argentino "El Loco Bielsa" elogia a tática da seleção brasileira

Agência Apoio 
CBF/Lucas Figueiredo
Bielsa fala sobre experiência de 30 anos como técnico e emoção nos jogos de futebol
Bielsa fala sobre experiência de 30 anos como técnico e emoção nos jogos de futebol

Rio de Janeiro - A 2ª Semana de Evolução do Futebol Brasileiro se iniciou nesta segunda-feira (8) com um debate de alto nível sobre táticas. Elogiando a apresentação e empolgação de Tite na palestra inaugural, Marcelo Bielsa subiu ao palco do auditório da CBF para compartilhar todo seu vasto conhecimento adquirido ao longo dos mais de 30 anos de carreira. Segundo convidado do dia, o argentino destacou a importância do poder de convencimento dos treinadores.

– A emoção é a chave para o treinador. É muito difícil convencer alguém se não crê até a morte no que propõe – introduziu Marcelo Bielsa.

Ex-técnico das Seleções do Chile e da Argentina, "El Loco Bielsa", como é popularmente conhecido, defendeu a tese de que só existem 10 esquemas táticos utilizados no futebol. Segundo o experiente comandante, a qualidade dos jogadores é de extrema importância para aplicar as variações táticas existentes.

– Os grande times podiam mudar os esquemas táticos com os mesmos jogadores. Hoje temos o plano B. Cresci com a ideia que se o jogador é bom, é possível mudar o esquema com os mesmo atletas.

Bielsa lançou mão da Seleção Brasileira atual para demonstrar como funciona as variações dos 10 esquemas táticos apresentados no início da palestra. Ao fim da apresentação, o campeão olímpico de 2004 exaltou a flexibilidade da equipe brasileira sob o comando de Tite.

– Uma das coisas que é admirável nessa Seleção Brasileira é a flexibilidade – afirmou Bielsa.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro