Artigo 01 - Médica Especialista Explica Como Prevenir o Câncer - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
16/06/2013 - 13h35m

Artigo 01 - Médica Especialista Explica Como Prevenir o Câncer

Dra. Silvia Regina Graziani, Médica Oncologista Clínica  
  • Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, em São Paulo
  •  Melanoma Maligno - manchas escuras de crescimento rápido geralmente em cima de uma "pinta" na pele
  •  Carcinoma Basocelular - mais comum, de crescimento lento e ocorre mais comumente na face e em áreas expostas ao sol, em pessoas com a pele clara.
  • Carcinoma Espinocelular - geralmente incia como uma" feridinha" que não cicatriza e também é mais frequente em áreas expostas a luz solar.

CÂNCER, A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO

Artigo escrito pela Dra. Silvia Regina Graziani, CRM 56.925 *

O câncer é considerado uma doença devastadora, porem há muitos mitos a respeito desta patologia que é muito complexa.

Em primeiro lugar e o mais interessante é que pode ser evitado o desenvolvimento das células malignas com medidas que tem um grande impacto no diagnostico precoce e aumento significativo nas chances de cura com medidas simples que podem ser solicitadas por médicos clínicos gerais.

Basta seguir um roteiro de recomendações de exames que devem ser feitos com periodicidade e a partir de determinada idade.

Esses exames são de custo baixo e muito nos auxiliam no diagnostico precoce de alguns tumores.

Abaixo segue os exames que podem ser solicitados para diagnostico precoce de câncer em homens e mulheres:

-a solicitação do exame de citologia oncótica de Papanicolau, em mulheres com atividade sexual a cada 2 anos para a prevenção e diagnostico precoce do Câncer do colo uterino, pois 99% desses tumores estão relacionados a infecção pelo vírus HPV Papiloma Vírus Humano, que pode ser tratado antes de se transformar em câncer.

Deve ser realizado em todas as mulheres após iniciar a atividade sexual, e ser repetido a cada ano ou no máximo a cada 2 anos.

É muito simples e colhido em postos de atendimento ginecológico, podendo ser colhido por um técnico.

- Mamografia, que deve ser solicitado para mulheres a partir de 35 anos e deve ser anual em mulheres com parentes de primeiro grau(mãe, irmãs e filhas) que tiveram câncer de mama e a cada 2 anos em mulheres que não tem parentes com câncer de mama.

- Colonoscopia, que deve ser realizado a partir dos 50 anos. Devera ser anual para as pessoas que tem parentes de primeiro grau com câncer de intestino(principalmente com idade jovem) e a cada 5 anos para quem não tem parentes com câncer de intestino.

O exame do toque da próstata deve ser feito em homens a partir de 50 anos, ou em homens que apresentem alteração no jato urinário.

A dosagem do PSA também auxilia na pesquisa dos pacientes com potencial de desenvolvimento de câncer de próstata, pois valores altos neste exame podem ser um sinal de alerta de câncer de próstata que geralmente é assintomático.

Os outros tumores não tem prevenção, exceto os tumores de pulmão onde 80% das pessoas que tem câncer de pulmão são fumantes, então o fato de não fumar, ou parar de fumar, é um fator de prevenção do câncer de pulmão.

E o Câncer de pele que pode ser prevenido com o cuidado na exposição a radiação solar, lembrando sempre que a exposição ao sol a partir de 10 horas é muito nociva e o uso de filtro solar fator 30 diariamente previne a formação de lesões na pele que podem se transformar em câncer de pele.

Tipos mais comuns de tumores de pele causados pelo sol:

Melanoma Maligno – Manchas escuras de crescimento rápido geralmente em cima de uma “pinta” na pele.

Carcinoma Basocelular – Mais comum, de crescimento lento e ocorre mais comumente na face e em áreas expostas ao sol, em pessoas com a pele clara.

Carcinoma Espinocelular – Geralmente incia como uma” feridinha” que não cicatriza e também é mais frequente em áreas expostas a luz solar.

* A Dra. Silvia Regina Graziani, CRM 56925, é Medica Oncologista Clinica, com título de especialista em Cancerologia (1992).

Residência Médica: Hospital do Câncer A. C. Camargo

Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Medica do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho – IAVC, São Paulo

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro