Artigo 05 - Um alerta para a saúde do homem brasileiro - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
15/07/2013 - 11h44m

Artigo 05 - Um alerta para a saúde do homem brasileiro

Agência Brasil/Dra. Silvia Regina Graziani 

UM ALERTA PARA A SAÚDE DO HOMEM BRASILEIRO

15 de julho de 2013 - Dia Nacional do Homem

Artigo escrito pela Dra. Silvia Regina Graziani, CRM 56.925

Em homenagem ao Dia Nacional do Homem, consideraremos “Dia Nacional da Saúde do Homem” dedicamos esta matéria a prevenção do Câncer nos Homens.

Dia 15 de julho é o Dia Nacional do Homem e embora pouco divulgado é uma sugestão para a conscientização da Atenção a Saúde do Homem através de medidas preventivas como a detecção de doenças graves, que podem ser detectadas de forma precoce, aumentando muito as chances de cura.

Neste artigo vamos discutir a detecção precoce de tumores que acometem os homens, como o câncer de próstata, pênis relacionados a infecção pelo Papiloma Vírus (HPV) e testículo.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil apresenta número maior de mulheres porque os homens vivem em média sete anos menos.

Fato este deve-se à falta de atitudes preventivas como de procurar médicos regularmente para realização de exames que possam detectar de forma precoce doenças graves e mortais, também à maior exposição à violência, drogas, bebidas e homicídios.

O Dia Internacional do Homem foi instituído em 19 de novembro de 1999 em Trinidad e Tobago, com o apoio da Organização das Nações Unidas e após a data foi difundido pelo mundo e tem como principal objetivo a melhora da saúde do homem.

No Brasil o dia escolhido foi 15 de julho, pois foi o dia em que o homem chegou na Lua. Foi criado para chamar atenção da população masculina e de sua saúde.

O homem de hoje está bem mais adaptado aos costumes modernos como o uso de cosméticos e a cirurgia plástica.

Porém dados estatísticos denotam que homens vivem menos e não fazem exames médicos.

Entre as várias doenças que acometem os homens, o câncer de próstata é uma das mais comuns, sendo frequente em média de 70% dos homens com 70 anos e 90% nos homens com 90 anos.

A próstata é uma glândula que sofre várias alterações no processo de envelhecimento.

A Hiperplasia da Próstata, que é um processo benigno, acomete 75% dos homens, mas também tem um potencial de levar à morte, pois o crescimento da próstata leva à obstrução da uretra, que por sua vez obstrui o rim e leva à insuficiência renal crônica.

O Câncer de Próstata é potencialmente curável. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura.

Não há prevenção para o Câncer de Próstata, pois não há evidências ou conhecimentos suficientes que permitam estabelecer estratégias para prevenção deste tipo de câncer.

O que é recomendável é o indivíduo adotar medidas preventivas para evitar o risco de desenvolver o câncer. As medidas são:

- Idade maior ou igual a 50 anos com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata diagnosticado antes de 60 anos.

Cerca de 15% dos homens têm histórico familiar de Câncer de Próstata em algum parente de primeiro grau.

Esses homens devem procurar o médico especializado em urologia para uma consulta preventiva e a realização do exame de toque retal.

Homens que apresentam sintomas como:

- dificuldade para urinar

- urinar várias vezes à noite

- dor para urinar

Também devem procurar um medico.

Homens com idade entre 50 e 70 anos devem procurar um Centro de Referência para acompanhamento.

O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), sigla dada ao exame de sangue Prostatic Specific Antigen, é recomendado a ser solicitado em homens com idade entre 55 e 69 anos, pelas diretrizes da Sociedade Americana de Urologia.

O exame de PSA sozinho não é capaz de fornecer informações suficientes para determinar se o paciente tem ou não câncer de próstata.

Nos indivíduos de risco (já definido acima), deve ser solicitado a partir dos 40 anos.

Se o PSA estiver alterado é necessário prosseguir a investigação com uma biopsia da próstata, pois pode ser uma lesão benigna como a hiperplasia da próstata, infecções ou o câncer.

Em homens com mais de 70 anos a avaliação do médico deve considerar a expectativa de vida do paciente, pois em geral os tumores de próstata tem evolução lenta, podendo levar até 20 anos para manifestar a doença.

O que deve ficar como diretriz é que todos os homens com mais de 50 anos devem ser submetidos ao toque retal, e os homens do grupo de risco, a partir de 40 anos.

Há formas de prevenir o Câncer de Próstata como:

- Dieta pobre em gordura (principalmente de origem animal), rica em frutas, legumes e verduras parece estar associada a diminuição do risco de vários tipos de câncer.

- Algumas substâncias parecem ter ação protetora como vitaminas E e D, Seleniun e Lycopeno (presente no tomate).

Ainda há controvérsias e mais estudos devem acontecer para confirmar este fato.

Fontes:

Câncer de Próstata – Prevenção – ABC da Saúde:

http://www.abcdasaude.com.br

Outro tumor da população masculina, bem menos frequente é o Câncer do Pênis.

Este tumor está relacionado com a infecção pelo Papiloma Vírus Humano – o HPV.

Tal qual os tumores do colo do útero das mulheres, os subtipos 16, 18, 31, 30, 46 e 58 são os conhecidos, sendo os principais os subtipos 16 e 18.

A frequência dos tumores penianos é muito menor que dos tumores do colo uterino, e não há prevenção.

O que deve ocorrer é na presença de lesões suspeitas como verrugas na região genital, deve-se procurar um especialista em urologia para o diagnóstico e orientação.

Os tumores de testículo não tem prevenção, apenas recomendações em situações especiais como:

- aumento do volume do testículo

- detecção de nodulações a palpação

- inflamação de difícil controle com medicamento

Crianças que nascem com o testículo retido na cavidade abdominal, chamados de testículos retráteis, são de risco para o desenvolvimento de tumores no testículo.

No testículo há três tipos de tumores:

- seminoma

- tumores não seminomatosos

- neoplasias germinativas intratubular – NIT – esta é considerada uma lesão pre-mailigna, cujo potencial em se transformar em câncer é de 70%, no período de 7 anos em media.

Fontes:

-Cancer 72: 1308, 1993.

-Eu Urol 53; 478, 2008.

-Br Med J. 293: 1398, 1986.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro