Artigo 79 - Dicas para melhora alimentar no tratamento do câncer - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
16/06/2016 - 11h03m

Artigo 79 - Dicas para melhora alimentar no tratamento do câncer

Agência Hoje/Dra. Silvia Regina Graziani  

São Paulo - A alimentação é uma parte muito importante de seu tratamento. Se consumir uma dieta adequada antes, durante e depois, irá se sentir muito melhor e mais forte. Muitas são as fontes de informação para uma dieta adequada, contudo as que se seguem são orientações de instituições norte-americanas especializadas. Também os efeitos da quimioterapia, como náuseas, vômitos, diarreias, dificuldade para deglutir e outros, podem ser amenizados a dietas certa.

A orientação nutricional é fundamental no tratamento oncológico. Alguns tipos de tumor produzem aumento no gasto energético, portanto, durante as fases iniciais do tratamento, é necessário um suporte nutricional adequado para seja melhor tolerado.

O tratamento do câncer tem o objetivo de combater a célula tumoral. Neste processo de matá-la, muitas células de tecidos normais também acabam sofrendo lesões, que causam os efeitos secundários ou colaterais do tratamento contra o câncer. Eles podem afetar a sua rotina alimentar de varia formas, entre elas:

• Perda do apetite;

• Ganho ou perda de peso corpóreo;

• Irritação da boca ou garganta;

• Secura na boca;

• Problemas dentais;

• Alteração no sentido do olfato e paladar;

• Náuseas e vômitos;

• Diarreia;

• Intolerância ao leite e derivados;

• Formação de gases;

• Fadiga e depressão.

Você pode ou não sofrer algumas destas alterações, porém muitos são os fatores consideráveis para que elas ocorram, entre os quais está a considerar o tipo de câncer, a parte de seu corpo que foi acometida pelo tumor, o tipo a duração e a dose do tratamento. A maioria destes efeitos secundários desaparece ao término do tratamento.

Confira algumas dicas

Conhecendo as substâncias existentes nos alimentos

Uma alimentação saudável deve ser equilibrada e variada, contendo alimentos que forneçam nutrientes e substâncias que o organismo necessita.

Carboidratos

São nutrientes encontrados largamente em alimentos vegetais como cereais, legumes, frutas e hortaliças. Deve ser a base da alimentação e a que fornece pelo menos metade da fonte de energia de que necessitamos .

Os açúcares são um tipo de carboidrato, sendo eles açúcar branco, mascavo, puro, xarope de milho, melaço, rapadura e outros. Eles fornecem muitas calorias e poucos nutrientes, por isso devem ser consumidos com moderação.

Proteínas

As proteínas são os componentes mais importantes da nossa dieta, desempenhando funções variadas para o funcionamento do nosso organismo. Os alimentos de origem animal, tais como a carne de vaca, frango, peixes, ovos, leite e seus derivados são boas fontes de proteínas. Os produtos vegetais que mais contêm proteínas são os feijões, lentilhas, grão de bico e amendoins.

Gorduras

Chamadas de gorduras e óleos, elas são divididas em dois grupos:

Gorduras saturadas – são as gorduras geralmente sólidas à temperatura ambiente e são encontradas em alimentos como carne animal, laticínios, gema de ovo, manteiga, vísceras, embutidos, além de alguns alimentos vegetais como óleo de coco e azeite de Dendê. Este tipo de gordura, quando consumido em excesso, aumenta os níveis de colesterol sanguíneo.

Gorduras insaturadas – são as gorduras líquidas na temperatura ambiente como o azeite de oliva, o óleo de amendoim, canola, nozes, abacate e amêndoa. O consumo deste tipo de gordura é muito recomendado para pessoas diabéticas que não necessitem de insulina.

Também fazem parte deste grupo de gorduras as de Ômega 3, abundante em plantas como os vegetais verde-escuro e em óleo de peixes como salmão, bacalhau e atum; e Ômega 6 , encontrado em vegetais como óleo de linhaça , canola, girassol, milho, nozes e soja.

Calorias

As calorias correspondem à unidade padrão de aproveitamento do alimento pelo nosso organismo. As calorias são obtidas por meio da metabolização ou transformação dos carboidratos, gorduras e proteínas, que fornecem energia necessária para nossas funções vitais. A caloria não e constituinte do alimento, mas sim a energia que o alimento mede. Quanto maior a quantidade de caloria de um alimento, maior é a energia adquirida na sua metabolização. Quando essa energia não é gasta para o funcionamento do organismo, é armazenada no tecido gorduroso, por isso que os alimentos muito calóricos nos fazem engordar. Devem ser consumidos com moderação.

Fibras

As fibras são substâncias que estão presentes em alimentos como legumes e vegetais, maçã, pêra, ameixa, feijão, aveia e cevada, além das encontradas no farelo, grãos e verduras. As fibras não são digeridas pelo nosso organismo e apresentam efeitos benéficos como a formação das fezes. O aumento da ingestão de fibras na alimentação deve ser acompanhado do aumento da ingestão de água, para que elas possam ser utilizadas pelo nosso organismo.

Vitaminas e sais minerais

São necessários para evitar o aparecimento de muitas doenças. Vitaminas e sais minerais têm como fonte abundante frutas e legumes.

Sódio

A maior fonte de sódio é o sal de cozinha, embutidos, alimentos em conserva, salgadinhos, queijos e temperos prontos. Estudos demonstram que a necessidade diária de sal para não ser danosa ao nosso organismo é de 5 g/dia.

Cafeína

Cafeína é o ingrediente básico do café, mas também pode ser encontrada em bebidas derivadas do cacau, refrigerantes a base de cola, chá, remédios analgésicos e anti-gripais. É uma substância capaz de estimular o sistema nervoso central e, em doses altas, causar tremores e aumento dos batimentos cardíacos.

Água

A água é fundamental para os seres vivos. O nosso corpo é composto de 50 a 70% de água, sendo o restante de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais, que se depositam nos tecidos e ossos. Para mantermos o corpo saudável e funcionando bem, devemos ingerir 1,5 a 2 litros de água ao dia. São muitas as fontes de água, como em forma natural, em forma de líquidos como sucos e refrigerantes e as contidas nos alimentos na fonte vegetal (frutas e legumes) e animal (carnes de vaca, frango e peixes).

Dicas para elaborar uma nutrição saudável

As recomendações sobre nutrição podem ser diferentes para cada paciente.

As orientações nutricionais normalmente orientam a comer muitas frutas, verduras, pães integrais e cereais, incluindo uma quantidade moderada de carne e derivados do leite, reduzindo gorduras, álcool e o sal.

Em câncer, estas recomendações estão mais direcionadas para que você ingira maior quantidade de calorias e proteínas, como comer e tomar mais leite, derivados como queijos, cremes e ovos cozidos. Também é aconselhável aumentar o uso de molhos e outros produtos que aumentem de forma significativa as calorias como o uso de manteiga, margarinas e azeite.

Alimentos para aumentar as calorias

- Manteiga ou margarinas;

- Creme de leite;

- Leite condensado;

- Queijo derretido sobre omeletes e sopas;

- Queijo cremoso;

- Molho de saladas e maioneses;

- Mel, geleias e açúcares;

- Frutas secas (uva passa, ameixa, figos).

No preparo da alimentação

- Por exemplo – carnes vermelhas, frangos e legumes empanados com farinha de rosca;

- Também adicione caldos e molhos.

Dicas de como aumentar a ingestão de calorias

 

Alimentos para aumentar proteínas

- Queijos e ricota;

- Leite e derivados;

- Leite em pó;

- Sorvetes e iogurtes;

- Ovos;

- Feijões e legumes;

- Nozes/ germe de trigo;

- Manteiga e creme de leite;

- Amendoim.

Dicas de como aumentar a ingestão de proteínas

Como preparar-se para o tratamento do câncer

Inicialmente, converse com seu médico para determinar quais efeitos secundário ocorrerão com o tratamento e em seguida prepare-se para se concentrar em si mesmo e em sua melhora.

Pense positivamente. Muitas pessoas apresentam pouco ou nenhum efeito secundário relacionado com a alimentação, uma vez que hoje em dia existem muitos medicamentos capazes de controlar efeitos secundários como náuseas, vômitos e diarreia, que são muito eficazes. Considere sempre que comer é um grande prazer.

Mantenha sempre uma alimentação saudável, pois é vital para o funcionamento do organismo e evitara a debilidade, pois terá reservas que o ajudarão a recuperar os tecidos do corpo, evitando assim a desnutrição e infecções.

As pessoas que se alimentam bem têm menos efeitos secundários e podem assimilar doses maiores de quimioterapia, por exemplo.

Não tenha medo de provar novos alimentos, alguns que não tenha provado podem ter um sabor agradável durante o tratamento.

Planeje com antecedência

- Faça uma inspeção em sua dispensa e refrigerador, coma os alimentos de que mais gosta, incluindo os que podem lhe ajudar no momento que estará necessitando dele;

- Opte por comidas que não necessitam de preparação, como queijos, pudins, ovos e outros;

- Fale com familiares e amigos que possam lhe ajudar nas compras e preparação das comidas;

- Sempre procure um dentista para avaliar as condições de seus dentes, antes de iniciar o tratamento.

Referências bibliográficas

Material extraído do Manual de Orientação para pacientes Oncologicos, cujas referencias do capitulo é:

- Consejos de alimentación para pacientes com cancer, antes, durante y despues del tratamiento. Instituto Nacionales de la salud. Instituto Nacionale del Cancer

- Helping Yourself during chemotherapy – 4 stepys for patients

- La radiation y usted – una guia de autoayuda el tratamiento

- Viva plenamente cada dia – apoyo as pessoas con cancer y para los que se encargam de su cuidado

- Facing Guide for cancer patients

- Nutrition and your health – dietary guidelines for Americans – Departamento de agricultura e saude dos Estados Unidos da America.

- Nutrição em Oncologia – Dr. Nivaldo Barroso de Pinho – INCA, 2005 (Eurofarma)

- Manual do paciente com Cancer – NAPACAN (Nucleo de Apoio ao Paciente com Câncer) – Dra. Nise H. Yamaguchi – 1999

- O sabor da vida – Dicas para auto-ajuda e nutrição para o paciente oncológico. Petrile C. e colaboradores

* A Dra. Silvia Regina Graziani, CRM 56925, é Medica Oncologista Clinica, com título de especialista em Cancerologia (1992). Residência Médica: Hospital do Câncer A. C. Camargo. Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médica do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho – IAVC, São Paulo.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro