Artigo 80 - Novos medicamentos para tratamento do câncer - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
06/07/2016 - 12h41m

Artigo 80 - Novos medicamentos para tratamento do câncer

Agência Hoje/Dra. Silvia Regina Graziani 

São Paulo - Nos dias 29 e 30 de junho, foi realizado em Brasília um Simpósio sobre os novos medicamentos para o tratamento do câncer e doenças reumatologias, e o acesso desses aos pacientes do Sistema Único de Saúde.

O foco do Simpósio foram os medicamentos Biossimilares, que são medicamentos pesquisados e produzidos pela indústria farmacêutica com alta tecnologia e que vão entrar no arsenal terapêutico para o tratamento do câncer e doenças reumáticas, competindo com os medicamentos já existentes que são de alto custo.

Esses medicamentos são indicados para o tratamento de doenças complexas como as doenças reumáticas auto-imune, Artrite Reumatoide, e outras:

-Psoríase

-Doença Inflamatória Intestinal

Câncer:

-Câncer de mama

-Câncer de intestino

-Linfomas

Os medicamentos para o tratamento dessas doenças são os medicamentos conhecidos como imunobiologicos que revolucionaram o tratamento desses tipos de câncer proporcionando uma chance muito maior de controle da doença e até mesmo de “cura” em alguns casos, com a incorporação desses a quimioterápica.

Esses medicamentos são específicos para alguns tipos de tumores que apresentam o alvo, cujo medicamento é direcionado.

Como não há uma política do governo para incorporação desses medicamentos para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e o custo é extremamente elevado devido ao valor da pesquisa do medicamento, não existe até o momento nenhuma estratégia a curto prazo para tornar viável o seu uso no SUS.

Uma palestra muito interessante foi de uma representante da Associação de Pacientes portadores de Artrite Reumatoide, que também dependem de medicamentos de alto custo para o tratamento e tem dificuldade de obtenção pelo Sistema Único de Saúde.

A palestrante, Priscila Torres que também é paciente portadora de Artrite Reumatoide desde jovem, e ela reuniu forças e qualificação profissional para se tornar uma blogueira que auxilia pessoas que estão na mesma situação e necessitam informação sobre a aquisição do medicamento e orientação dos efeitos dos mesmos.

Um dos pontos mais importantes de sua palestra foi a posição de que os pacientes não querem a judicialização da saúde, mas lutam por políticas públicas para incorporação de medicamentos pelo Estado.

Louvável conduta moral e social que deve ser divulgada e requerida para os parlamentares.

Na sua apresentação ela mostrou o seminário que realiza com pacientes e representantes do governo, com o patrocínio e parceria da Indústria Farmacêutica que não interfere no conteúdo das apresentações.

Nesses encontros são discutidos assuntos:

-Medicamentos Biossimilares

-Regulamentação da saúde

-Direito a saúde

Medicamentos Biológicos e Biossimilares são semelhantes, mas não idênticos por isso não são comparáveis. Esse fato tem que ser muito bem estabelecido antes mesmo de entrar para uso no dia a dia do tratamento dos pacientes, porque como o custo será menor tem que se discutir muito bem e estabelecer em quais condições esses medicamentos estarão indicados.

A preocupação e o monitoramento de sua equipe é para garantir que a agência regulatória no Brasil – ANVISA exija a médicos que prescrevem e farmacêuticos que dispensam esses medicamentos sejam feitos com os controles de qualidade propostos para seu uso.

Essa ação se chama farmacovigilância e já existe em muitos hospitais, porém com o uso de Biossimilares, essa ação deverá fazer parte da rotina para garantir a eficácia do medicamento.

Neste momento reconhecemos que esses medicamentos devem ser melhor estudados e ainda há um longo caminho a percorrer, com muita informação a ser divulgada, mas o mais importante é que as pessoas tenham consciência deste fato e acompanhem junto a essas entidades as informações.

Priscila Torres participa de ação governamental para estabelecimento de regras no SUS para incorporação desses medicamentos, bem como outras ações específicas relacionadas a medicamentos de alto custo através da BioredBrasil, que é um portal de informação no Facebook.

Contatos BioredBrasil:

www.encontrar.org.br

www.grupar-rp.org.br

www.artritereumatoide.blog.br

contato@bioredbrasil.com.br

* A Dra. Silvia Regina Graziani, CRM 56925, é Medica Oncologista Clinica, com título de especialista em Cancerologia (1992). Residência Médica: Hospital do Câncer A. C. Camargo. Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médica do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho – IAVC, São Paulo.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro