Artistas da MPB estarão na temporada 2014 da Jazz Sinfônica - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
29/03/2014 - 00h15m

Artistas da MPB estarão na temporada 2014 da Jazz Sinfônica

Agência Hoje 
Arquivo
Artistas da MPB e convidados internacionais serão lembrados na temporada da Jazz Sinfônica em 2014
Artistas da MPB e convidados internacionais serão lembrados na temporada da Jazz Sinfônica em 2014

São Paulo (Agência Hoje) - A Orquestra Jazz Sinfônica inicia a temporada 2014 da série com a apresentação de concertos que terão a presença de artistas da música popular brasileira, convidados internacionais e um especial em comemoração aos 100 anos de Dorival Caymmi. A primeira apresentação acontece nos dias 28 e 29 de março.

A temporada da série Jazz Sinfônica+, leva ao público uma programação diversificada, a preços populares, com a participação dos grupos Pau Brasil, Vento em Madeira, Trio Corrente, o cantor Zé Luiz Maziotti, músicos do projeto paulistano Rumos Legados, além de duas atrações internacionais: os portugueses Mário Laginha (pianista) e Maria João Grancha (voz).

Os destaques contam com a apresentação de um concerto em homenagem ao centenário de um dos maiores nomes da música brasileira, Dorival Caymmi. Todos os eventos da série acontecem no Auditório Ibirapuera.

De acordo com o diretor artístico e regente titular da Jazz Sinfônica, João Maurício Galindo, a série de 2014 lança seu olhar sobre os grandes grupos e músicos paulistas. “Essa temporada é uma declaração de amor e apreço à música popular feita em São Paulo", disse ele.

A abertura da série acontece nos dias 28 e 29 de março, onde a orquestra traz o grupo Pau Brasil, formado por Nelson Ayres, Ricardo Mosca, Rodolfo Stroeter, Paulo Belllinati e Teco Cardoso para o Concerto Villa-Lobos Superstar. No programa, várias obras de Villa-Lobos e de outros compositores que nele se inspiraram, como Tom Jobim e Paulo Bellinati.

Em abril, a Jazz Sinfônica homenageia o Projeto Rumos Legados, do Itaú Cultural, que vem contribuindo para o lançamento de grandes artistas da música popular brasileira. Foram convidados Renato Braz, Sérgio Santos, e o duo Luís Felipe Gama e Ana Luiza, cantando peças de seus respectivos repertórios.

Maio é mês de concerto ao ar livre da série que acontece no dia 25, às 11 da manhã, no palco externo do Auditório Ibirapuera, com a presença dos portugueses Maria João Grancha e Mário Laginha. Mário, um dos maiores pianistas da atualidade, e Maria, cantora de recursos vocais inconfundíveis, formaram um duo em 1994, com um repertório transcontinental que sempre reservou espaço para a música brasileira.

Dentre as várias comemorações programadas para homenagear o centenário de nascimento do cantor e compositor Dorival Caymmi, a orquestra fará em junho, um concerto dedicado à sua obra. Para homenagear um dos mais importantes compositores brasileiros, a Jazz montou um repertório com uma versão sinfônica da Suíte dos Pescadores, escrita pelo maestro Roberto Sion, e de outro grande maestro, Cyro Pereira, uma Fantasia Sinfônica sobre as mais belas melodias do mestre baiano.

Em setembro, o grupo Trio Corrente é o convidado da série. O grupo que, além de acompanhar Paquito D’Rivera, um dos ícones sagrados da música instrumental moderna, acaba de ganhar um Grammy. Sua formação conta com Fábio Torres no piano, Paulinho Pauleli, no baixo, e Edu Ribeiro na bateria. No programa, música popular brasileira e peças dos próprios componentes do grupo.

Outro grupo instrumental paulista de altíssimo nível se une à Jazz Sinfônica em outubro, O Vento em Madeira. Formado por Edu Ribeiro na bateria, Fernando Demarco no baixo, Léa Freire nas flautas, Teco Cardoso nos saxes e flautas e Tiago Costa no piano. Haverá a participação especial da cantora Mônica Salmaso.

É o "crème de la crème" da música instrumental paulista, brasileira e também internacional. “A música do Vento em Madeira é um vento que vai invadir o coração das pessoas que amam música de verdade “, segundo Edu Lobo.

O encerramento da Jazz Sinfônica+ 2014 acontece em novembro. O último concerto da série faz uma homenagem a Lupicínio Rodrigues, outro imenso talento da nossa música popular que completaria 100 anos. O convidado é uma das mais belas vozes do Brasil: Zé Luiz Mazziotti, que começou sua carreira como vencedor, em 1966, do Festival da Record, interpretando, como integrante do grupo vocal Canto Terzo, uma canção de Tom Zé chamada São Paulo Meu Amor.

Jazz Sinfônica

A Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo une a orquestra dos moldes eruditos a uma big band de jazz. O resultado é uma sonoridade exclusiva, que tem conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira por meio de arranjos contemporâneos e únicos. Ao longo do ano a orquestra apresenta, ainda, concertos da Série Fronteiras, sempre na Sala São Paulo, a preço popular, e fará concertos gratuitos por cidades do interior e litoral do Estado.

A Jazz Sinfônica é um corpo artístico estável do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Organização Social de Cultura Instituto Pensarte. Para temporada deste ano, conta com o patrocínio do Itaú Unibanco. Mais informações no www.cultura.sp.gov.br .

PROGRAMAÇÃO TEMPORADA JAZZ SINFÔNICA+ 2014

Jazz Sinfônica + Pau Brasil

Regência: João Maurício Galindo

Quando: 28 e 29/03 no Auditório Ibirapuera, às 21h

Programa:

FÉ CEGA FACA AMOLADA

Milton Nascimento & Ronaldo Bastos

Arranjo: Nelson Ayres

TRÊS CIRANDAS

H. Villa-Lobos

Nesta Rua, Nesta Rua

A Condessa

Passa, Passa Gavião

Orquestração: Nelson Ayres

BACHIANAS BRASILEIRAS nº 4

H. Villa-Lobos

Prelúdio

Ária

Arranjo: Nelson Ayres

A LENDA DO CABOCLO

H. Villa-Lobos

Arranjo: Nelson Ayres

NA SOLIDÃO DA MINHA VIDA

H. Villa-Lobos & Manoel Bandeira

Arranjo: Paulo Bellinati

SAUDADE DO BRASIL

A.C. Jobim

Arranjo Nelson Ayres

A ÚLTIMA NOITE DO ÍNDIO

Composição e arranjo: Paulo Bellinati

LÁ VEM A TRIBO

Rodolfo Stroeter & Paulo Bellinati

Arranjo: Ruriá Duprat

BACHIANAS BRASILEIRAS nº 5

H. Villa-Lobos & Ruth Correa

Cantilena

Ária – Martelo

Arranjo: Nelson Ayres

26/04 – Jazz Sinfônica + Rumos Legado

Regência: João Maurício Galindo

Convidados: Renato Braz, Sérgio Santos e o duo Luís Felipe Gama e Ana Luiza

Quando: 26 de abril no Auditório Ibirapuera, às 21h

25/05 – Jazz Sinfônica + Maria João e Mário Laginha

Concerto ao ar Livre

Regência: Fábio Prado

Quando: 25 de maio, ao ar livre, às 11h

27 e 28/06 – Jazz Sinfônica + especial 100 anos de Caymmi

Quando: 27 e 28 de junho no Auditório Ibirapuera, às 21h

26 e 27/09 – Jazz Sinfônica + Trio Corrente

Quando: 26 e 27 de setembro no Auditório Ibirapuera, às 21h

24 e 25/10 – Jazz Sinfônica + Vento em Madeira

Quando: 24 e 25 de outubro no Auditório Ibirapuera, às 21h

21 e 22/11 – Jazz Sinfônica + Zé Luis Mazziotti

Quando: 21 e 22 de novembro no Auditório Ibirapuera, às 21h

ATENÇÃO: Programação sujeita a alteração

SERVIÇO

AUDITÓRIO DO IBIRAPUERA

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

Ingressos em casa e pontos de venda: http://www.ingresso.com ou pelo telefone: (11) 4003-2330

Horários da bilheteria:

Quinta-feira: das 11h às 20h

Sexta-feira e sábado: das 11h às 22h

Domingo: das 11h às 20h

Formas de Pagamento: Visa, Amex e Mastercard, todos os cartões de débito e dinheiro. Não aceita cheques.

O serviço de reservas pelo site do auditório está suspenso temporariamente para adequação ao aumento da demanda e melhor atendimento ao usuário

Meia Entrada:

- Estudantes: apresentar na entrada Carteira de Identidade Estudantil.

- Professores da Rede Estadual, Aposentados e Idosos acima de 60 anos: apresentar RG e comprovante.

- Menores de 12 anos, acompanhados pelos pais, têm direito a 50% de desconto do valor da inteira, quando Censura Livre.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro