Astronomia: cursos online gratuitos tentam responder origem do universo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
01/07/2016 - 16h38m

Astronomia: cursos online gratuitos tentam responder origem do universo

Portal EBC/Carina Brito/Jornal da USP 
Agência Brasil/Fernado Frazão
Aulas online são simplificadas e discutem de onde vem a vida a partir de uma análise científica
Aulas online são simplificadas e discutem de onde vem a vida a partir de uma análise científica

Brasília - Para tentar responder dúvidas sobre a origem da vida e do universo, o Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) criou o curso Origens da Vida no Contexto Cósmico. Desde o dia 20 de junho, ele está disponível plataforma online no Coursera, que tem parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP para levar o conhecimento produzido dentro da USP para toda a comunidade.

O curso é baseado em uma disciplina oferecida aos estudantes de graduação da USP. Organizado pelos professores Elysandra Figueredo Cypriano e Augusto Damineli Neto, as aulas online são simplificadas e discutem de onde vem a vida a partir de uma análise científica, com opiniões de químicos, biólogos, astrônomos e físicos. A ideia é abordar o assunto sem entrar em religião.

Clique AQUI para se inscrever no curso.

Criacionismo x Evolucionismo

Na programação, são explorados, por exemplo, dois grandes cenários da origem da vida que se contrapõem: o criacionismo e o evolucionismo; o processo de formação do nosso sistema planetário e a procura da vida fora da Terra.

Segundo Elysandra, fazer o curso é quase uma lição obrigatória para “saber um pouco sobre nossa origem, de onde viemos”. Ela lembra que cada um pode ter sua crença sobre como começou a vida, “mas entender um pouco o lado do avanço cientifico não necessariamente descarta as crenças, as duas coisas podem conviver muito bem”.

A professora ainda ressalta que produzir todo o material que está disponibilizado no Coursera foi um grande aprendizado para quem o fez. “Eu aprendi muito. Foi uma troca muito produtiva para quem produziu o curso, então imagino que para os alunos também vai ser muito produtivo”.

O curso “Origem da Vida no Contexto Cósmico” ficará disponível por quatro semanas e é composto por uma série de vídeos de professores de diferentes áreas. Os vídeos tem duração de 10 a 15 minutos e também há textos para leitura e discussões no fórum, sendo necessário uma dedicação de 4 a 6 horas de estudo semanais.

No final de cada semana, haverá uma atividade como forma de verificação de que a pessoa assistiu os vídeos programados e, assim, poderá seguir em frente com as atividades. Para assistir as aulas, basta se inscrever gratuitamente no site do Coursera. Caso queira receber um certificado de que realizou o curso, será necessário pagar uma taxa.

Sobre a plataforma online

O Coursera é uma organização de tecnologia educacional que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos online gratuitos e acessíveis através de sua plataforma de ensino.

Criada em 2012, pelas universidades norte-americanas de Standford, Princeton, Michigan e Pennsylvania, a plataforma é parceira de centros de ensino superior em dezenas de países países e oferece mais de 1,5 mil cursos.

Os cursos possuem três componentes principais: aulas em vídeo, avaliações e interações entre os estudantes, monitores e professores.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro