Atibaia, a cidade das flores e dos morangos tem opções de lazer - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
18/02/2016 - 15h26m

Atibaia, a cidade das flores e dos morangos tem opções de lazer

Agência Hoje/Michelle Camila 
Prefeitura de Atibaia
Parque Edmundo Zanoni
Parque Edmundo Zanoni
  • Pedra Grande

Atibaia - Localizada a aproximadamente 50 km da capital paulista, a cidade de Atibaia reúne beleza natural, cultura, gastronomia, diversão e lazer. Por estar situado a 800 m do nível do mar, o município é privilegiado pela topografia que, além de abrigar belíssimos cenários naturais, conta com trilhas para ecoturismo e permite a prática de esportes radicais, como rapel, voo livre e escaladas.

Durante o mês de setembro, Atibaia promove a Festa das Flores e dos Morangos, reconhecida por ser o maior festival do gênero do país. De acordo com Mônica Rubia, do Atibaia Convention Visitors Bureau*, tal festival atrai cerca de 100 mil turistas e ainda aquece a economia local.

“A cidade também recebe muitos visitantes no período de férias escolares entre os meses de dezembro e janeiro, e o mês de julho. Estima-se que Atibaia recebe anualmente por volta de 1 milhão de turistas”, completa Mônica.

E para atender toda essa demanda, o município conta com uma ampla infraestrutura dividida em hotéis, resorts, hotéis-fazendas, campings, colônias de férias e pousadas.

* O ARC&VB é uma organização cooperativa que representa toda a cadeia econômica local, reunindo empresas e associações do trade turístico, entidades dos setores produtivos da indústria e do comércio, grupos lojistas, órgãos governamentais e outros segmentos como fornecedores, prestadores de serviços, entre outros.

História

A história de Atibaia tem início ainda no século XVII, época em que os bandeirantes exploravam terras virgens, em busca de índios e minerais preciosos. A maioria das expedições partia de São Paulo rumo a Minas Gerais.

Por se tratar de uma viagem muito longa e cansativa, eram necessárias várias paradas para descanso e reabastecimento. Uma das primeiras paradas foi ainda no entorno de São Paulo, mais precisamente numa colina banhada por um rio que os índios chamavam de “tubaia” ou “atubaia”, que significa água agradável ao paladar.

Entre os bandeirantes destacava-se Jerônimo de Camargo, descendente de uma das famílias mais conhecidas da época. Jerônimo então decidiu por fixar-se no local e fundou uma fazenda de gado e, em 1665, construiu uma capelinha sob a invocação de São João Baptista no alto de uma colina.

Nesta mesma época, o padre Mateus Nunes de Siqueira chegou do sertão com um grupo de índios guarus catequizados. A Câmara Municipal de São Paulo então ordenou que estes fossem instalados ao lado do sítio de São João Baptista. Desse momento em diante, a região passou a ser parada obrigatória para quem seguia em direção a Minas Gerais e o povoado começou a desenvolver-se lentamente.

No início de 1707, Jerônimo de Camargo faleceu, mas seus descendentes deram continuidade ao seu trabalho nas fazendas de gado e lutavam pela emancipação do vilarejo.

Quarenta anos depois da morte de Jerônimo, por alvará de 13 de agosto de 1747, a aldeia tornou-se “freguesia”, e deu origem ao distrito de São João de Tybhaia (conforme a grafia da época).

Passadas aproximadamente duas décadas, a Corte portuguesa elevou o distrito à categoria de vila e município, por portaria de 27 de junho de 1769. No ano seguinte, a primeira Câmara Municipal foi instalada, com grandes solenidades no levantamento do pelourinho. Desse dia em diante, a vila progrediu rapidamente e se tornou uma espécie de celeiro da capital paulista, graças ao grande desenvolvimento da pecuária e da cultura de cereais, em especial o trigo.

Pela Lei Provincial 26, em 22 de abril de 1864, recebeu o título de município. Em 20 de dezembro de 1905, pela Lei Estadual 675, o município de São João de Atibaia passou a denominar-se apenas Atibaia.

ATRAÇÕES

Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret

Além de abrigar o Museu do Olho Latino, o local também serve como palco para shows, exposições, apresentações de teatro, danças e músicas. Possui capacidade para 4 mil pessoas na área externa e 380 lugares no auditório.

Igreja Matriz de São João Baptista

Construída em 1665, a Igreja representa a data de fundação da cidade. Localizada no marco zero do município, passou por uma grande reforma em 1865.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Construída em 1763 e finalizada somente em 1817 pelos escravos, a igreja foi feita para que cultos fossem celebrados em homenagem à protetora dos negros – Nossa Senhora do Rosário. Passou por várias reformas, até chegar ao que é hoje.

Lago do Major

Unindo esporte e lazer, o lago é um dos pontos turísticos mais procurados por quem visita Atibaia. Graças à pista de cooper, o visitante pode fazer uma agradável caminhada em torno do lago e ainda se exercitar nos equipamentos de ginásticas disponíveis no local. O parque conta também com teleférico, quadra de areia e playground para a criançada.

Monumento Natural Estadual da Pedra Grande (MNE)

Principal ponto turístico da cidade, localizado a 1.418 metros acima do nível do mar, o local é ideal para os turistas mais aventureiros, pois abriga uma das principais rampas naturais para a prática de voo livre do país. Faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação junto ao Parque Estadual de Itapetinga, apresentando um vasto campo para a prática de ecoturismo e turismo de aventura.

Museu de História Natural

Inaugurado no dia 26 de agosto de 1989, o Museu de História Natural de Atibaia possui um acervo que conta com mais de mil espécies de vertebrados taxidermizados, além de mostras de rochas, material indígena e muito mais.

Museu Municipal João Batista Conti

Aberto oficialmente em 24 de junho de 1954, o museu ocupa o prédio da antiga Casa da Câmara e Cadeia de Atibaia. O nome é em homenagem ao seu fundador, idealizador e organizador, João Batista Conti, que doou peças que colecionava há 40 anos para o museu. Hoje, possui um valioso acervo de material artístico e histórico regional, incluindo folclore, etnologia, arte sacra, transporte e construção do início do século, documentos do Período Imperial, jornais e moedas antigas, além de fotos e objetos domésticos que ilustram a história de Atibaia.

Complexo Turístico Parque das Águas

O complexo abrange diversas opções de lazer como o Lago do Major, pista de cooper, tirolesa, academia ao ar livre, quadra de areia, teleférico e duas piscinas. Há também áreas de descanso, como a fonte do Parque das Águas, e um Centro de Convenções com atrações musicais e culturais e o Museu do Olho Latino.

Parque Municipal de Itapetinga (Grota Funda)

Localizado na Serra do Itapetinga, o parque foi criado com a intenção de proteger os exemplares da fauna e garantir sua evolução natural, além de preservar a vegetação e os mananciais da região. No local são realizadas trilhas interpretativas e pesquisas científicas. As visitas são monitoradas.

Parque Municipal Edmundo Zanoni

Com uma área de 38.700 m², o parque abriga o Salão do Artesão, o Museu de História Natural, playground, jardim japonês, viveiro de pássaros e um pavilhão de exposições. Também possui uma extensa área verde, com bosques e lago com pedalinhos. O Parque Municipal também é palco de eventos como a Festa das Flores e Morangos de Atibaia.

Represa da Usina

Situada em uma área de preservação ambiental, a represa é usada para a prática de esportes náuticos, como jet ski e passeios de barco. Os restaurantes do local oferecem petiscos variados e muitos deles contam ainda com instalações especiais para guarda de barcos.

Santuário de Schoenstatt

Considerado um local sagrado, o santuário recebe milhares de visitantes de todo o país. A capela reproduz fielmente a existente em Schoenstatt, cidade da Alemanha, e possui espaço para abrigar 5 mil pessoas sentadas. É considerado o maior entre os 150 santuários do mundo. Cercado por uma grande área verde, que torna o lugar mais bonito, aconchegante e extremamente agradável.

Tapetes Arraiolos

Originária da região de Alentejo em Portugal, a arte dos tapetes arraiolos surgiu há mais de 300 anos. A ARPA – Artesão do Portão Associados, localizado no bairro do Portão em Atibaia, é uma entidade que conta com 1.600 artesãos dedicados ao bordado de tapetes em ponto arraiolo. As peças produzidas no município são conhecidas mundialmente por conservar o fio histórico que os remete aos modelos mais antigos.

Teleférico de Atibaia

Ligando o Lago do Major à parte alta do centro de Atibaia, o teleférico promete um passeio agradável com muita segurança e tranquilidade. O percurso é de 550 m e dura cerca de 15 minutos, passando sobre o lago, o balneário e ainda garante uma bela vista da paisagem local e da Pedra Grande.

ONDE FICAR

Atibaia Campo

Construído em 1983, o local foi se transformando aos poucos em espaço de lazer, esporte e meio de hospedagem alternativo com opções de chalés, barracas e alojamento. São 148 mil m², onde é possível encontrar dois lagos para pesca, salão de festas e eventos, quadras, campos de futebol e piscinas. O chalés são divididos em chalés sem cozinha, com cozinha e máster.

Atibaia Residence Hotel

Com uma infraestrutura completa, o Atibaia Residence Hotel oferece aos hóspedes espaço fitness, pista de cooper, quadras de tênis, vôlei e basquete, campo de futebol, piscinas para adultos e crianças, sauna, salão de jogos, praças de convívio e berçário. No total, são 211 quartos equipados com frigobar, TV com canais por assinatura, Wi-Fi, internet a cabo e ar condicionado. O Hotel conta ainda com dois restaurantes e um lobby bar.

Bourbon Spa Resort Atibaia

Instalado em uma área de 400 mil m², possui uma surpreendente estrutura de lazer. São 572 apartamentos e suítes com varandas, sendo 23 office rooms. Todos os quartos contam com ar-condicionado, isolamento acústico, TV a cabo, acesso a internet banda larga e Wi-Fi, sistema telefônico e minibar. Como opções de lazer, oferece aos hóspedes SPAs, teatro, boliche, campo de paintball e até um mini-shopping. Conta ainda com diversos espaços gastronômicos com variados cardápios.

Grande Hotel Atibaia

Localizado no centro da cidade, o hotel, fundado em 1932, possui uma decoração de época, conhecida como Art Déco. Os leitos são divididos em: apartamentos para casais, apartamentos duplos e triplos. Todos são equipados com TV a cabo, Internet Wi-Fi, ventilador e chuveiro elétrico. O hotel oferece ainda estacionamento, piscina adulto e infantil, playground, estacionamento e café da manhã.

Hotel Fazenda Hípica Atibaia

Situado em uma área de 350 mil m², o hotel está cercado por uma natureza exuberante, margeado pelo rio Atibaia e pela Mata Atlântica. Os apartamentos são separados em categorias, entre eles Quarto Standard, Quarto Master, Quarto Chalé, Quarto Premium e Quarto Master VIP. Para o lazer, o empreendimento oferece aos hóspedes quadras, campo de futebol, piscinas aquecidas e climatizadas, além de atividades como trilhas monitoradas na Mata Atlântica e hipismo, além de uma programação especial para a criançada. As refeições são servidas no local, aliando variedade de cardápio e simplicidade da comida do interior.

Tauá Hotel & Convention

Com uma infraestrutura completa, o hotel promete conforto e bem-estar aos hóspedes. O empreendimento oferece dois tipos de acomodação: suíte, com capacidade para até 4 adultos e apartamentos superiores, que acomoda até 4 pessoas. Todos os quartos são equipados com Ar-condicionado, cofre, Wi-Fi, secador, telefone, banheiro, armário, frigobar e TV. Como opções de lazer, o hóspede encontra academia, piscinas, campo de futebol, quadra de tênis, pista de cooper, spa e muito mais. O Restaurante Pedra Bela oferece o melhor da cozinha brasileira e internacional. A diária inclui café da manhã, almoço e jantar.

ONDE COMER

Bar do Alemão

Restaurante Ó Pá

Tango Grill

Casa do Espanhol

Casarão do Lago

Mür Restaurante & Bar

Allan Esfihas

Ao Mirante Restaurante Self-Service

Bar e Churrascaria – Kispeto

Bar e Restaurante – Fazendinha

Bar Gastronômico – Seo Dito

Barnesto Rosita Sons e Sabores

Bella Pizza

Bistrô do Gil

Afrika Café

Gruta da Pamonha

Lanchonete Açaí Banana

Lanchonete Dr. Burger

Lanchonete Atibaia

Pesqueiro e Restaurante São Francisco

Picanha na Tábua

Procura-se a empadinha

Village Restaurante e Hamburgueria Gourmet

SERVIÇOS

Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret

Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Parque das Águas

Tel.: (11) 4412-7776

Estacionamento gratuito

Igreja Matriz De São João Batista

Endereço: Praça Claudino Alves, s/nº - Centro

Tel.: (11) 4411-1460 / (11) 4412-2095 / (11) 3402-0181

Missas: Domingo: 09h30 e 19h / Sexta-feira: 16h / Sábado: 19h / Primeira Sexta: 19h

Site: www.igrejamatrizsaojoaobatistaatibaia.blogspot.com

Igreja Nossa Senhora Do Rosário

Endereço: Praça Guilherme Gonçalves – Centro

Horário de Funcionamento: Todos os dias das 8h às 17h

Lago do Major

Endereço: Av. Lucas Nogueira Garcez, s/n, Vila Thaís

Monumento Natural Estadual Da Pedra Grande (MNE)

Endereço: Estrada da Pedra Grande – km 5,5 – Atibaia - SP

Museu de História Natural

Endereço: Parque Edmundo Zanoni - Av. Horácio Neto 1030

Tel.: (11) 4412-7186

Horário de funcionamento: de Terça a Domingo das 8h às 17h30.

Entrada: gratuita

Museu Municipal João Batista Conti

Endereço: Praça São Bento, s/nº

Tel.: (11) 4412-7153

Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 11h30 às 17h30

Email: museu@atibaia.sp.gov.br

Complexo Turístico Parque das Águas

Endereço: Rua Treze de Maio, 401 - Cidade Satélite

Parque Municipal De Itapetinga (Grota Funda)

Endereço: Localiza-se nas encostas da Serra do Itapetinga a 11 Km do centro da cidade de Atibaia.

FECHADO TEMPORARIAMENTE PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE MANEJO

Parque Municipal Edmundo Zanoni

Endereço: Av. Horácio Neto, 1030 - Jardim Samambaia

Tel.: (11) 4412-7186

Horário de Funcionamento: Todos os dias das 8h às 18h

Entrada: gratuita

Represa da Usina

Endereço: Acesso pela Rod. D. Pedro I - km 83, a 15 km do centro de Atibaia

Santuário de Schoenstatt

Endereço: Acesso pela Rod. Dom Pedro I - Km 78

Tel.: (11) 4414-4212

E-mail: recepcaomp@irmasdemaria.org.br

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 8h às 17h; Sábado das 8h às 12h; e Domingo das 8h às 17h

Site: www.maeperegrina.org.br

Missas: Todos os dias às 7h; e Domingo às 7h e 14h 30.

Tapetes Arraiolos

Endereço: Rod. Fernão Dias - Km 51, Bairro do Portão

Tel.: (11) 4416-9324 / (11) 4416-8096 / (11) 4416-8097

E-mail: infoarpa@arpaarraiolos.com.br

Site: www.arpaarraiolos.com.br

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 8h às 18h; Sábado, Domingo e Feriados das 8h às 19h.

Teleférico De Atibaia

Endereço: Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, 990 - Vila Junqueira.

Tel.: (11) 4418-1266

Horário de Funcionamento: Quarta a Sexta das 12h às 18h / Domingo e Feriados das 10h às 18h

Atibaia Campo

Endereço: Estrada dos Pires, 500 - Caetetuba - Atibaia - SP

Tel.: (11) 4412-2022

Nextel: ID: 105*104197 - Atendimento em horário comercial

Celular VIVO: (11) 9 9908-3027 - Atendimento em horário comercial

Site: http://www.atibaiacampo.com.br/

Atibaia Residence Hotel

Endereço: Av. Lucas Nogueira Garcez – 4476 - Atibaia - São Paulo - SP

Tel.: (11) 4412-9033

E-mail: reservas@atibaiaresidence.com.br

Site: http://www.atibaiaresidence.com.br

Bourbon Spa Resort Atibaia

Endereço: Rodovia Fernão Dias - km 37,5 - Atibaia - SP

Tel.: (11) 4414-4700

E-mail: reservas.atibaia@bourbon.com.br

Site: http://www.bourbon.com.br/

Grande Hotel Atibaia

Endereço: Av. Nove de Julho, 98 – Centro - Atibaia - SP

Tel.:(11) 4411-0055

Site: http://grandehotelatibaia.blogspot.com.br/

Hotel Fazenda Hípica Atibaia

Endereço: Estr. Guaxinduva, 1145 – Guaxinduva - Atibaia - SP

Tel.: (11) 4412-3715 / (11) 4412-3753 / (11) 4412-1899 / (11) 4411-9864 / (11) 4411-6656

Site: http://atibaiaconvention.com.br/

Tauá Hotel & Convention

Via Ac. A Rodovia Dom Pedro I, 86 - Vale dos Pinheiros - Atibaia – SP

Tel.: (11) 4416-5000

Site: http://www.tauaresorts.com.br/atibaia/

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro