Atletas de 6 Estados fazem travessia da Ilha do Bananal de bike - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
07/08/2013 - 07h11m

Atletas de 6 Estados fazem travessia da Ilha do Bananal de bike

Agência Hoje 
Divulgação
Na travessia realizada em 2012, ciclistas se preparam para cruzar o rio
Na travessia realizada em 2012, ciclistas se preparam para cruzar o rio

Palmas (Agência Hoje) - A quarta edição da travessia da Ilha do Bananal de Bike foi realizada no Tocantins com a participação de 60 ciclistas de dezenas de cidades de seis Estados,. O evento ocorreu no final de semana e foi promovido pelo grupo Pedais e Trilhas e tem o apoio da Celtins, a companhia de distribuição de energia elétrica no Estado.

Os atletas vieram de Maceió, em Alagoas; Santa Catarina, no Espírito Santo; Goiânia, em Goiás; Brasília, no Distrito Federal; Redenção, no Pará e Ceres, em Goiás. Além de Palmas, várias cidades do Tocantins estão representadas. Todos os participantes são praticantes de cicloturismo e usam a bicicleta como lazer, esporte ou meio de locomoção.

O coordenador do Projeto, Jair Júnior Parriul, explica que em 2010 foi realizada a 1ª travessia. “Em seguida organizamos os passeios semanais em Palmas, que acontece sempre as segundas, terças, quartas e quinta-feiras, sendo que nas quartas o passeio é exclusivamente para iniciantes”, explica.

Em 2011 foi realizada a 2ª travessia e no mesmo ano foi dado início ao Projeto Tocantins de Bike pelo Brasil, que tem como objetivo conhecer pontos do Brasil pedalando uma bicicleta. “Em dezembro de 2011 percorremos de Bike 250 quilômetros pelas praias, entre as cidades de Aracajú, em Sergipe e Maceió, em Alagoas. Em dezembro de 2012, foi a vez de dar a volta na Chapada Diamantina, na Bahia”, contou Jair Parriul.

O grupo Pedais e Trilhas do Tocantins é o promotor e organizador do evento e todas as ações estão direcionadas a prática saudável de esporte, locomoção e lazer. Destaca-se ainda a conscientização da preservação da natureza e o intercâmbio cultural entre diferentes povos.

“Na 4ª travessia foram distribuídas cestas básicas, Kits de higiene bucal, roupas usadas, brinquedos, livros, revistas e gibis, além de trabalho de conscientização ecológica junto à população local”, afirma Parriul.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro