Atletas do Exército recebem medalha por participação nos Jogos Pan-Americanos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
25/08/2015 - 15h18m

Atletas do Exército recebem medalha por participação nos Jogos Pan-Americanos

Agência Brasil/Vinícius Lisboa 

Rio de Janeiro - Atletas que fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Comissão de Desportos do Exército e disputaram os Jogos Pan-Americanos de Toronto receberam nesta terça-feira (25), Dia do Soldado, uma homenagem na sede do Comando Militar do Leste. Eles foram condecorados com a Medalha Osório, que premia militares da Força pelo seu preparo físico e desempenho.

Ao todo, 24 atletas foram condecorados, sendo 13 deles medalhistas. Foi a primeira vez que a premiação incluiu atletas do Programa de Alto Rendimento, selecionados por editais para ingressar no Exército.

A nadadora Graciele Herrmann, que recebeu a medalha de bronze no revezamento 4x100m livre, foi uma das homenageadas. No Exército desde 2012, a gaúcha de 23 anos diz que se sente honrada em representar a Força. "[Isso] tem ajudado muito a minha vida. Não preciso ficar pensando em outras formas de me sustentar."

Também gaúcho, Guilherme Toldo ganhou medalha de prata na esgrima. Com 21 anos, ele entrou no programa no ano passado e costuma usar estruturas de treinamento oferecidas pelo Exército. "Treino em Porto Alegre, mas uso muito frequentemente a estrutura no Rio de Janeiro."

Desde 2009, o programa lançou oito editais e se prepara agora para o lançamento do nono, o que deve ocorrer em novembro deste ano. Ainda não foi definido quantas vagas serão oferecidas nem em que modalidades. O Exército conta com 160 vagas, e 156 delas encontram-se preenchidas no momento.

O processo seletivo inclui provas físicas e psicotécnicas, além de uma avaliação da posição do atleta em rankings nacionais. Ao ingressar nas Forças Armadas, ele assume temporariamente uma patente que depende de seu nível de escolaridade.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro