Aumenta em 30% número de vítimas na guerra do Afeganistão - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
10/05/2013 - 20h23m

Aumenta em 30% número de vítimas na guerra do Afeganistão

Agência Hoje 
Divulgação
Número de vítimas civis no Afeganistão aumentou mais de 30% de janeiro a março
Número de vítimas civis no Afeganistão aumentou mais de 30% de janeiro a março

De acordo com dados levantados pela OTAN, o número de vítimas civis no conflito do Afeganistão aumentou 30% no primeiro trimestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado. A informação circulou ontem e foi distribuída pela Agência Efe junto a missão afegã da ONU (Unama).

Entre janeiro e março morreram em episódios de violência 475 civis e 872 ficaram feridos, de acordo com uma apuração realizada pelo organismo multilateral.

Os dados foram divulgados ontem pelo chefe da Unama, Jan Kubis, durante uma reunião de ministros das Relações Exteriores da OTAN, realizada em Bruxelas.

O número de vítimas tinha descido 12% em 2012, quando 2.759 civis morreram e 4.805 ficaram feridos. A maior parte destas vítimas são atribuídas pela Unama a ações da insurgência talibã e a outros grupos opositores.

No entanto, também ocorrem mortes de civis em bombardeios aliados, o que gera grande tensão entre o Governo afegão e as tropas estrangeiras no país.

A guerra afegã se encontra num dos seus momentos mais sangrentos desde o seu início há mais de uma década. Entre as forças internacionais, no entanto, este ano até agora apresenta o número de mortes (35) mais baixo desde 2005.

As tropas de combate da OTAN estão em processo de retirada do Afeganistão e transferindo gradualmente a responsabilidade pela segurança do país para as forças de segurança locais. A retirada vai ser concluída em 2014 se os prazos previstos forem cumpridos. A comunidade internacional trabalha com a possibilidade de manter alguma presença militar em solo afegão além dessa data.

 

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro