São Paulo, SP, 29/03/2024
 
07/04/2012 - 21h30m

Avalanche de neve no Paquistão mata 124 soldados e 11 civis

Agence France Presse 
©AFP/Arquivo / Farooq Naeem
O incidente aconteceu na região de Siachen, na cordilheira de Karakorum, na Caxemira
O incidente aconteceu na região de Siachen, na cordilheira de Karakorum, na Caxemira

ISLAMABAD, Paquistão (AFP) - Uma avalanche de neve que atingiu um campo militar paquistanês neste sábado em uma área remota no Himalaia matou mais de 135 pessoas, incluindo 124 soldados, informou o Exército.

"Mais de 135 pessoas, incluindo 124 soldados do Exército e 11 civis, foram mortas por uma avalanche nesta manhã", afirmou um comunicado do Exército, atualizando o número de 100 mortos.

O incidente aconteceu no distrito de Gayari, região de Siachen, na cordilheira de Karakorum, na Caxemira, uma área disputada por Índia e Paquistão.

O general Athar Abbas, porta-voz do Exército paquistanês, informou à AFP que os trabalhos de resgate prosseguirão nas próximas horas, mas que até o momento não há sobreviventes.

Os militares pertenciam ao 6º Batalhão de Infantaria Ligeira do Norte.

Ao menos 150 soldados, auxiliados por cães e helicópteros, foram mobilizados para as operações de resgate, suspensas temporariamente devido à escuridão. "A noite e o mau tempo nos obrigaram a parar o trabalho, mas vamos recomeçar amanhã", disse um oficial à AFP.

Outro oficial informou que máquinas pesadas já chegaram à região para auxiliar os socorristas.

A avalanche ocorreu na madrugada de sábado, e possivelmente surpreendeu os militares dormindo na base.

A geleira de Siachen tem 6.300 metros e é ocupada por tropas indianas e paquistanesas desde 1984, como parte da disputa pelo território da Caxemira.

De acordo com fontes militares, a Índia mantém 5 mil homens na geleira e o Paquistão, menos da metade. As duras condições meteorológicas - com temperaturas que chegam a 70 graus negativos - e a grande altitude do local provocam mais mortes que os combates pelo controle de Siachen.

A Caxemira está dividida entre a Índia e o Paquistão, mas os dois países reclamam a totalidade de sua superfície. A região foi a causa de duas das três guerras já deflagradas entre Índia e Paquistão desde sua independência, em 1947.

As duas nações iniciaram um processo de paz em 2004 e os combates praticamente terminaram na área, mas Siachen permanece como um ponto de divergência nas negociações.

O primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani, garantiu que "o incidente não minará a alta motivação dos soldados e oficiais" estacionados na região".

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro