Avalanches causaram a morte de mais de 100 pessoas no Norte do Afeganistão - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
25/02/2015 - 16h03m

Avalanches causaram a morte de mais de 100 pessoas no Norte do Afeganistão

Agência Lusa 

Cabul - Várias avalanches causaram a morte de mais de 100 pessoas no Norte do Afeganistão. Conforme informações divulgadas nessa terça-feira (25), pelas autoridades afegãs, 26 pessoas sofreram ferimentos na sequência de uma tempestade de neve. O balanço anterior das autoridades dava conta de 28 vítimas mortais.

O governador de Panjshir, Abdul Rahman Kabiri, indicou que nesta província morreram 90 pessoas, acrescentando que pelo menos 15 moradores estão isolados “em zonas remotas”. Quatro pessoas morreram na província montanhosa de Laghman, seis em Bamiyan e uma em Nangahar.

Abdul Rahman Kabiri admitiu que o número de mortos poderá aumentar, uma vez que as operações de resgate prosseguem. O governador alertou também que estas equipes não têm máquinas, nem equipamentos suficientes e adequados para a remoção de neve.

As várias avalanches registadas na região destruíram 100 casas, várias escolas e mataram 500 cabeças de gado. As condições meteorológicas têm sido particularmente adversas nos últimos dias, no Norte do Afeganistão.

No domingo, na província de Badajshan, morreram 12 pessoas na sequência de uma avalanche que destruiu suas casas. As vítimas estavam dormindo.

O Afeganistão é atingido frequentemente por desastres naturais que provocam grandes perdas humanas, como foi o caso dos deslizamentos de terras que causaram a morte de 2 mil pessoas em maio de 2014, na região Nordeste do país.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro