Avaliação do consumidor brasileiro sobre mercado de trabalho piora pela quarta vez - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
08/08/2014 - 17h38m

Avaliação do consumidor brasileiro sobre mercado de trabalho piora pela quarta vez

Agência Brasil/Vitor Abdala 

Rio de Janeiro - A avaliação do consumidor brasileiro sobre o mercado de trabalho, medida pelo ICD (Indicador Coincidente de Desemprego), recuou 0,6% entre junho e julho deste ano. Esse é o quarto resultado negativo consecutivo do índice, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (8) pela FVG (Fundação Getulio Vargas).

De acordo com a FGV, o resultado sinaliza piora das condições do mercado de trabalho no país. Entre as quatro classes de renda analisadas pela pesquisa, a principal contribuição para o desempenho negativo do ICD veio da classe de consumidores com renda até R$ 2.100, que caiu 1,4%.

O Iaemp (Indicador Antecedente de Emprego), índice da FGV que antecipa tendências do mercado de trabalho para os próximos meses, com base em entrevistas a consumidores e empresários da indústria e do setor de serviços, também teve piora. O Iaemp caiu 1,6% entre junho e julho deste ano.

Os componentes que mais contribuíram para a queda do Iaemp foram o grau de otimismo dos empresários da indústria em relação à tendência dos negócios nos seis meses seguintes (-8,8%) e o grau de satisfação desses empresários com a situação atual (-8,4%).

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