Avenida São João faz festas e shows para homenagear o samba - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
30/11/2013 - 15h23m

Avenida São João faz festas e shows para homenagear o samba

Agência Hoje 
Divulgação
Grupo Katinguelê vai se apresentar nas rodas de samba da avenida São João
Grupo Katinguelê vai se apresentar nas rodas de samba da avenida São João

São Paulo (Agência Hoje) - A Prefeitura de São Paulo vai organizar shows todas as segundas-feiras de dezembro, até o dia 16, para mostrar o "Samba ao Meio Dia", com apresentações de nomes conhecidos, como Belo, Pixote e Katinguelê. A primeira festa gratuita e aberta ao público está marcada para a próxima segunda-feira, 2.

A programação incluirá shows gratuitos, seminários de debate sobre o tema e um ato solene para reconhecimento do gênero como patrimônio imaterial da cidade. Nos dias 2, 9 e 16, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial fará o ‘Samba ao Meio Dia’, que reunirá apresentações de grandes nomes de todas as gerações como Osvaldinho da Cuíca, Pixote, Katinguelê e Belo.

O evento acontecerá no Boulevard da Avenida São Paulo, das 12h às 14h e terá como apresentadora, Paula Lima, cantora que falará sobre a história e aspectos do samba paulistano.

A Secretaria Municipal de Cultura promoverá entre os dias 2 a 8 de dezembro a ‘Semana do Samba’. O evento terá como ponto principal, na próxima segunda-feira (2), às 20h, um ato solene no Theatro Municipal de São Paulo para o reconhecimento do samba paulistano como patrimônio imaterial da cidade.

Além do secretário Juca Ferreira, que fará a assinatura que oficializa o reconhecimento, grandes nomes como Beth Carvalho e Quinteto em Branco e Preto estarão presentes e, em seguida, farão o show ‘O samba paulistano convida’.

Além do ato, entre os dias 3 e 5 do próximo mês o Centro Cultural São Paulo sediará um seminário que discute o Carnaval e as Celebrações de Rua. Diversos especialistas que organizam o Carnaval em cidades nordestinas como Salvador e Recife, e convidados internacionais participarão das oito mesas de discussão na sala. As inscrições podem ser feitas pelo site do Centro Cultural.

As mesas de discussão terão nomes temáticos como, por exemplo, “Turma do Funil”, para discutir o patrocínio, comercialização e marketing do Carnaval ou “Quem sabe, sabe”, que tratará da estratégia e inteligência por trás da organização dos eventos de rua e “Cachaça não é água, não”, que discute a segurança pública durante as festividades, entre outras.

O secretário coordena, desde o início do ano, um Grupo de Trabalho Intersecretarial com o objetivo de discutir e descriminalizar o Carnaval de Rua na cidade.

No domingo (8), a partir das 10h, o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes receberá shows com abertura de dois grupos populares locais, o Samba da Comunidade e Samba da Árvore. Leandro Lehart e sua banda sobem ao palco às 13h e o encerramento fica por conta de Péricles, ex-integrante do Exaltasamba, que agora segue em carreira solo e integra o programa ‘Esquenta’, da TV Globo, que apoia o evento.

Samba Paulista

Considerado um dos principais focos de resistência cultural da ancestralidade africana no Brasil, o samba de São Paulo teve suas primeiras manifestações no Largo da Banana, na região da Barra Funda, local com grande concentração da população negra na cidade. De lá originou o Grupo Barra Funda que deu origem à tradicional Escola de Samba Camisa Verde e Branco. O mesmo se deu com a popular Vai–Vai, originária do Bixiga, a agremiação nasceu como cordão carnavalesco.

O Dia Nacional do Samba é comemorado oficialmente no dia 2 de dezembro. O Departamento do Patrimônio Histórico realizou estudos sobre o assunto, desde o primeiro semestre deste ano, culminando na aprovação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) para o registro do Samba Urbano Paulistano como patrimônio imaterial, no último mês de outubro.

 SERVIÇO

Programação do ‘Samba ao Meio dia’

Horário: 12h às 14h

02 / 09 - Osvaldinho da Cuíca e Germano Mathias

09 / 12 - Pixote e Katinguelê

16/12 - Belo, Naninha da Vila com bateria da Unidos de Vila Maria

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro