Avenidas e ruas mais conhecidas lembram história e figuras ilustres - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
22/08/2014 - 14h01m

Avenidas e ruas mais conhecidas lembram história e figuras ilustres

Agência Hoje 
Reprodução
Avenida Angélica, esquina da Marechal Deodoro, dois nomes tradicionais em São Paulo
Avenida Angélica, esquina da Marechal Deodoro, dois nomes tradicionais em São Paulo

São Paulo (Agência Hoje/Gabriel Grunewald) - Milhões de pessoas cruzam as avenidas de São Paulo diariamente. Depois de passar tantas vezes pelo mesmo logradouro é natural criar familiaridade com o nome das ruas, porém, inúmeras vezes sequer sabemos o significado das palavras escritas nas placas. Sendo bem possível que algumas vezes você já tenha se perguntado, de onde veio esse nome?

Por isso selecionamos 10 avenidas com definições características para explicar da onde vieram seus nomes e quem são as pessoas e fatos por trás das placas que pontuam e direcionam nosso trajeto diário.

Veja a origem dos nomes de 10 avenidas importantes de São Paulo:

Avenida Angélica – Higienópolis

O bairro de Higienópolis foi povoado através de um refinado projeto de loteamento trazido da França em 1895 que teria iluminação a gás, arborização e seria contemplado por linhas de bondes. O condomínio de alto padrão foi nomeado de Higienópolis e suas vias homenagearam as mais importantes personalidades locais, uma delas condecorava Maria Angélica de Sousa Queirós, filha do poderoso barão Sousa Queirós.

Avenida Anhaia Melo – Vila Prudente

O Professor Luís Inácio de Anhaia Melo nasceu em São Paulo no ano de 1891 e foi um acadêmico, político e empresário brasileiro. Catedrático emérito da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo foi um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Foi prefeito de São Paulo em duas ocasiões e ocupou a direção da Cerâmica Vila prudente, indústria pioneira da região.

Avenida Jacu-Pessêgo - São Miguel Paulista, Vila Jacuí, Itaquera, São Rafael e Iguatemi

Por volta de 1920, os imigrantes japoneses se instalaram em vários pontos da Zona Leste de São Paulo. As famílias que moravam nesses arredores se especializaram na produção de pêssegos. Buscando facilitar a comercialização de seus produtos foi aberta uma pequena estrada às margens do Rio Jacu, afluente do Tietê, que tinha esse nome pelo pássaro jacu, muito abundante naquela área, daí a denominação final de Jacu-Pêssego.

Avenida Chucri Zaidan – Santo Amaro

O doutor Chucri Zaidan nasceu em 1891 na Síria e foi prisioneiro do Exército Inglês durante quase 30 anos, obrigando-o a exercer medicina compulsoriamente no Egito. Seu diploma foi registrado em São Paulo no ano de 1927 e assim ele começou um importante trabalho ajudando doentes e necessitados. Faleceu em 1980 com o título de “Cidadão Paulistano”.

Avenida Brigadeiro Luís Antonio - Bela Vista, Paraíso e Jardim Paulista

Luís António de Sousa Queirós, militar luso-brasileiro atingiu o posto de brigadeiro somente em 1818, um ano antes de sua morte. Antes disso Luis Antonio desempenhou importante papel na vida paulista do século XIX. Ele foi um grande comerciante de fazendas no interior de São Paulo. Durante toda sua vida praticou atos de filantropia que auxiliou na construção de edifícios como o Hospital Militar e Jardim Botânico.

Avenida Marechal Tito - São Miguel Paulista, Vila Curuçá e Itaim Paulista

Josip Broz Tito foi um revolucionário comunista e presidente da antiga Iugoslávia. Durante a Segunda Guerra mundial atuou bravamente no combate contra os nazi-fascistas croatas. Com o fim da guerra e ascensão do bloco comunista Tito governou a Iugoslávia entre 1953 e 1980. O controverso estadista que se manteve livre das influências soviéticas e é lembrado por sua coragem e autoritarismo.

Avenida Conselheiro Carrão – Carrão

João da Silva Carrão era conhecido como conselheiro Carrão e nasceu em 1810 na cidade de Curitiba. O conselheiro exerceu advocacia, política e jornalismo. Foi deputado provincial, deputado geral, ministro da Fazenda, presidente de província e senador do Império do Brasil de 1880 até o ano de sua morte em 1888.

Avenida Giovani Gronchi - Morumbi, Jardim Leonor e Vila Andrade

Giovani Gronchi foi o terceiro presidente da República italiana, eleito em 1955. Ao fim do seu mandato tornou-se senador vitalício por ter ocupado a Presidência da República. A importante via no bairro do Morumbi, na Zona de Sul, recebeu esse nome em decorrência de uma viagem do presidente para São Paulo em 1958 que foi homenageado com a nomeação dessa avenida que faz a ligação com a região de Santo Amaro.

Avenida Ricardo Jafet - Ipiranga, Vila Mariana, Cursino, Saúde e Jabaquara

Ricardo Nami Jafet foi um destacado advogado, banqueiro e industrial brasileiro com ascendência libanesa. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1930. Seis anos depois ele fundou a lucrativa empresa de Mineração Geral do Brasil, posteriormente criaria a Usina Siderúrgica de Moji das Cruzes e a Empresa Internacional de Transportes. Chegou a ser nomeado presidente do Banco do Brasil.

Avenida Sapopemba - Água Rasa, Vila Formosa,Aricanduva, Sapopemba, São Mateus e Iguatemi

O peculiar nome deriva de uma árvore que pode chegar a mais de 20 metros de altura. Fazendo jus ao tamanho da planta que a inspirou a Sapopemba se inicia no distrito da Água Rasa e termina somente no Largo de Santa Luzia no município de Ribeirão Pires. Ela é considerada a maior avenida de São Paulo com 45 quilometros de extensão e quarenta linhas de ônibus operam em suas vias.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro