Baixada Santista terá Centro de Petróleo e Gás para apoiar pré-sal - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
18/03/2014 - 12h13m

Baixada Santista terá Centro de Petróleo e Gás para apoiar pré-sal

Agência Hoje 
Divulgação
Diretores da Petrobras, secretário José Anibal e prefeito de Santos anunciam construção do Centro Tecnológico da Baixada Santista
Diretores da Petrobras, secretário José Anibal e prefeito de Santos anunciam construção do Centro Tecnológico da Baixada Santista

Santos (Agência Hoje) - A Petrobras vai investir R$ 77 milhões na construção do Centro Tecnológico de Petróleo e Gás da Baixada Santista para formação de mão de obra especializada que será utilizada na operação do pré-sal. A nova unidade ficará pronta em 18 meses e contará com atividades de automação, otimização de processos, monitoramento ambiental e logística.

O projeto executivo da obra ficará pronto em cinco meses. O Centro Tecnológico ocupará terreno do antigo Colégio Santista, no bairro Vila Nova, cedido pela Prefeitura de Santos e será viabilizado pela Petrobras em parceria com a Secretaria de Energia do Governo de São Paulo, a própria Prefeitura e universidades públicas paulistas, como USP, Unicamp e Unesp.

Na solenidade realizada na sexta-feira, 14, foi firmado o Termo de Cessão da área onde será feito o Centro à Fundação Parque Tecnológico. Também foi assinado o Termo de Compromisso entre a Petrobras e as Universidades públicas paulistas - USP, Unesp e Unicamp – que farão a gestão compartilhada do CTBS. Será o primeiro Centro de Pesquisas de Petróleo e Gás do Brasil a instalar-se fora do Estado do Rio de Janeiro.

A Petrobras prevê investir R$ 77 milhões para instalação do Centro que contará com atividades de automação, otimização de processos, gerenciamento remoto, computação científica de alto desempenho, realidade virtual, monitoramento ambiental, interação homem-máquina e logística. O prazo para desenvolvimento do Projeto Executivo será de 05 meses, após isso, serão mais 18 meses para implementação das obras e instalações do CTBS.

São Paulo deverá produzir, com a exploração do pré-sal, 620 mil barris de petróleo dia (bpd), em 2020, ante uma produção atual de 109 mil bpd. Estimativas indicam que as atividades do setor podem produzir mais de 200 mil empregos diretos e 120 mil indiretos na baixada santista até 2025. “Acredito que essa é a principal implantação da Petrobras no Estado de São Paulo, o que interessa é ter um Centro de Pesquisa aqui, é fundamental”, disse o secretário José Aníbal.

Atualmente, cerca de 50% do fornecimento nacional para a indústria do petróleo é proveniente de empresas paulistas, fato destacado pelo secretário de Energia, José Aníbal, que acredita nos ganhos futuros que a obra proporcionará ao Estado. “Isso nos dará um acréscimo de qualidade muito importante na área de pesquisa, além de ampliar a base de conhecimento com a sinergia que será gerada”, afirmou.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro