Balé Folclórico traz "Raízes de Vera Cruz" para teatro da cidade - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
03/09/2015 - 14h35m

Balé Folclórico traz "Raízes de Vera Cruz" para teatro da cidade

Agência Hoje* 

Campinas - O Balé Folclórico da Universidade Veracruzana, um dos mais prestigiados corpos de dança nacional do México, visita o Brasil pela primeira vez, para realizar uma turnê com o apoio do governo do Estado de Veracruz e do Conselho de Promoção Turística do México. O evento é patrocinado pela Embaixada do México e estará em Campinas durante a Bienal Sesc de Dança.

O espetáculo acontecerá no dia 11 de setembro, às 20h, no Teatro Castro Mendes. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados no dia da apresentação, uma hora antes do início.

O grupo é constituído por 14 bailarinos e 12 bailarinas, alguns deles mestres de dança, acompanhados pelo grupo “Tlen Huicani”, formado por oito músicos, e por uma equipe de produção composta por seis especialistas.

Os membros do Balé têm grande respeito e gosto pelas manifestações artísticas tradicionais do México e, em particular, do Estado de Veracruz. Todos eles pertencem à comunidade da Universidade Veracruzana e se declaram orgulhosos de representar a cultura mexicana.

O Balé Folclórico da Universidade Veracruzana é focado na difusão e conservação teatral em todas as expressões da dança folclórica, tanto no nível estadual como no nacional, assim como na dimensão latino-americana.

Procura mostrar, através das suas apresentações, as vertentes culturais que convergiram e criaram a grande riqueza da dança e da música veracruzanas. Suas montagens cênicas são um reflexo das festas religiosas e cívicas dos diversos povos que compõem o México, com acréscimos de cor e movimento, respaldados por um extenso trabalho de pesquisa.

Raízes de Vera Cruz

O Balé da Universidade Veracruzana apresenta no Brasil um espetáculo intitulado “Raízes de Veracruz”, uma mostra do folclore cênico, estruturado em blocos dedicados às diversas regiões culturais desse estado.

Da região do Totonacapan, área por excelência da cultura totonaca, que teve seu centro pré-colombiano na cidade de El Tajín é apresentada “Festa Huasteca”, que inclui as danças mais representativas da zona.

Da região do Sotavento, é apresentado “Um fandango natalino”, uma manifestação tradicional na época natalina. Ambas mostram a evolução dos “sones” (sons), os quais têm feito o Estado de Veracruz se tornar mundialmente famoso, junto com as interpretações reelaboradas dos cenários.

O Balé Folclórico da Universidade Veracruzana representa as diversas culturas que se formaram a partir da chegada dos europeus, como, por exemplo, a chegada dos frades cristãos. Estes perceberam rapidamente a importância dos rituais e das cerimônias ao ar livre na vida dos povos nativos, para os quais a dança tinha um papel fundamental.

Sendo assim, Por isso, decidiram usar esses mesmos recursos para a “evangelização” dos indígenas, criando novos motivos para a realização das danças, que substituíram a divindade autóctone protetora do lugar por uma deidade cristã, geralmente uma virgem ou um santo. Além da substituição das imagens e dos cultos, eles introduziram as danças com novas temáticas, como a dos “mouros e cristãos”.

A direção artística do Balé da Universidade Veracruzana entende que a dança está diretamente relacionada com o ambiente de cada época: as diversas influências da atualidade se refletem no folclore e o transformam.

Isso é observável com os meios massivos de comunicação e as redes sociais, sem falar dos materiais que são produtos de novas tecnologias, como papeis metálicos, cores fluorescentes, plásticos e telas sintéticas. Todos eles têm influenciado e influenciam a evolução de “Raízes de Veracruz”.

SERVIÇO

Balé Folclórico da Universidade Veracruzana

Data: 11 de setembro

Horário: 20h

Local: Teatro Castro Mendes

Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial

A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados no dia da apresentação com uma hora de antecedência do início espetáculo.

* Com informações Prefeitura Municipal de Campinas

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro